A Sindrome do Irmão do Filho Pródigo

A SINDROME DO IRMÃO DO FILHO PRÓDIGO

Para quem não lê ou não leu e para quem já se esqueceu da parábola do filho pródigo, que está na Bíblia (Vocês precisam ler mais a Bíblia). Trata-se daquela parábola que Cristo conta de um filho ansioso para ganhar o mundo e pede ao Pai para antecipar sua herança. O pai mesmo contrafeito satisfaz sua vontade, e ele vai e gasta toda sua fortuna com os amigos, fica desamparado, busca empregos e não acha. Por último, vira tratador de porcos e sofre a tentação de se alimentar das bolotas servidas a estes animais. Nesta situação, ele se lembra do pai, que era bondoso com os seus servos e, então resolve voltar à sua presença para ver se conseguiria ao menos ser seu servo. Quando o seu pai o avista ao longe corre a abraçá-lo, beija-o, e chama os seus servos, e fala para todos se alegrarem com sua presença. Manda que o novilho cevado seja abatido para uma festa aos seus amigos em comemoração ao retorno do seu filho, que se dava por perdido. O outro filho vendo a alegria do pai inconformado diz: Pai eu que sempre estive ao seu lado, sempre laborioso e pronto a ajudá-lo, nunca te abandonei, mas nunca tive uma festa para os meus amigos, jamais recebi um beijo do Senhor, a este que tantos desgostos lhe deu o Senhor manda abater o Cevado, preparar uma festa aos amigos....É deste sentimento que quero falar. Fui precedido e sucedido por irmãos que na infância foram levados, os dois fizeram histórias com suas artes, e ainda para piorar a minha situação eram os mais bonitos dos irmãos. Quando havia reunião da grande família eles eram assuntos do tipo "bem ou mal, mas fale de mim", eu que sempre fui sossegado, pouco dava trabalho, pouco se falava de mim no meio de uma família de oito irmãos. Um dia reclamei para minha mãe sobre a maior atenção dada a eles, e ela veio com essa, também da Bíblia “Os sãos não precisam de médicos", acho que é daí que começou a minha birra com os dizeres da Bíblia e contestações destas interpretações. Sempre tive mais dó do irmão do filho pródigo do que do próprio. Vejam outros exemplos bíblicos que parecem que os rebeldes são os preferidos do Senhor: Davi, o preferido entre outros irmãos, amado pelo Senhor desde a sua juventude, não titubeou em cobiçar a mulher do próximo, que era seu General e vizinho, e quando a engravidou, para se livrar da paternidade mandou buscá-lo na guerra para que este dormisse com a mulher, como o tal se recusou a fazer isto em respeito a sua tropa que estava na guerra, ele ordenou que o pusessem na linha de frente... Sansão! Você quer um cara mais rebelde do que este, matava aos milhares. Um dia porque perdeu uma aposta e tinha que pagar, matou simplesmente 30 filisteus e roubou suas capas, o cabeludo não era brinquedo não. Certo é que sofreram muito, com as suas ofensas e deslizes, pagaram aqui muito dos seus pecados, mas ficaram na história para sempre.

Até posso entender as preocupações dos pais temerosos com o futuro destes filhos e o contentamento quando um deles se recupera e mostra ter atingido a maturidade. Mas, por ser do outro time, penso nos meus iguais, nos somos aqueles que dão segurança e sustentabilidade para o status atual. Os rebeldes são os que fazem diferença, percorrem caminhos não-trilhados, no estudo cientifico também é assim, os inconformados com a explicação cientifica vão atrás de outras explicações, e fazem novas descobertas, ficam na história... O que me resta é contar histórias, acho que é por isto que me enveredei pelo Recanto.

Defranco
Enviado por Defranco em 17/11/2008
Reeditado em 22/04/2014
Código do texto: T1287637
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.