Sexo & Relacionamento 
Vincent Benedicto


“A atividade sexual pode ser dividida em 3 fases. O desejo, excitação e orgasmo. Muito ao contrário do que pensam alguns, o desejo sexual do ser humano adulto e consciente, não se compara à simples pulsões fisiológicas, como é o caso da fome ou da sede”. Considera-se que o desejo sexual seja um complexo vivencial formado por três componentes principais; a biologia, a psicologia e a socialização.
Todos três interagindo continuamente uns com os outros.
Começamos por entender o Desejo Sexual como um fenômeno subjetivo e comportamental extremamente complexo.
Contribuem para a gênese do desejo sexual as fantasias sexuais, os sonhos sexuais, a iniciação à masturbação, o início do comportamento sexual, a receptividade do companheiro(a), as sensações genitais, as respostas aos sinais eróticos no meio ambiente, entre muitos outros fatores.
O Desejo Sexual, é o que dispõe a pessoa à atividade sexual e se compõe de 3 atitudes; a Motivação Sexual, a Aspiração Sexual e o Impulso Sexual.
Do Desempenho Sexual participam a Excitação Sexual e o Orgasmo.Talvez uma das coisas mais simples e mais importantes para se saber, é o fato do Desejo Sexual variar muito de pessoa para pessoa, tendo alguns mais de uma relação sexual por dia, outros só de vez em quando.

"Em nossa sociedade, parece que durante muitos séculos vingou a idéia de que a mulher não sentia (ou mulher honesta não deveria sentir) desejo sexual.
Sexo era mais coisa de homem (ou de mulher pouco séria). Infelizmente, essa idéia ainda faz parte do repertório cultural sobre a sexualidade complicando a vida de muitas pessoas. Da mesma forma, a sexualidade masculina também foi deturpada, de forma que o homem tinha de estar sempre disposto, como se fosse uma máquina sexual”.

Perseguindo esse modelo cultural, quando o homem não se insere no papel sexual que lhe é atribuído de - macho a qualquer custo - antes de acreditar que sua performance sexual é diferenciada pessoal, sensível e exigente, "prefere" achar-se impotente.
Na verdade esse homem que se acha impotente pode não estar sentindo desejo por nenhuma mulher disponível ou não sente desejo aqui-e-agora com essa determinada mulher. Mas... para (não fazer feio) recorre ao médico em busca de um desejo eternamente e incondicionalmente presente.

A mulher moderna, por sua vez, quando não se insere no papel feminino que a sociedade estabelece e define através da mídia, antes de valorizar sua individualidade e de lidar de maneira pessoal com sua sexualidade, pensa estar sofrendo frigidez, timidez, apatia sexual ou qualquer coisa doentia nesse sentido.
Nesses dois casos faltam as Motivações ou Aspirações sexuais, e não se tratam de verdadeiros quadros de impotência ou frigidez. Insistir na atividade sexual faltando a Motivação e Aspiração, tanto o homem quanto a mulher, estão sujeitos à sérias frustrações”. (Esta, é a explicação científica)

Dias atrás, fiz uma crônica sobre sexo, onde o tema central era apenas o ato sexual. (mulher X homem). Porém, a polêmica foi grande. A maioria das pessoas que comentaram, associaram o ato sexual ao relacionamento, ao amor, a paixão, ao casamento e muitos questionamentos, não faziam parte do tema! Depois de receber mais de 1500 e-mails com comentários sobre o assunto, resolvi abordar a questão na íntegra. Discuti o assunto com várias pessoas, amigos(as), escritores(as), dois psicólogos (amigos meus) e confesso que me surpreendi com o que ouvi e li a respeito!

(E o pior! Os homens estão na linha de tiro).

Por uma questão ética, não vou citar nomes. Leia a seguir, um depoimento de uma das várias pessoas com quem conversei:
"Querido Vincent, sobre o que me perguntou, basta que entre em um salão de beleza onde só haja mulheres. A maioria casadas ou bem comprometidas, não deixam de reclamar da insatisfação que sentem para com seus companheiros, sexualmente falando. Além de terem consciência do fato de que são vistas como mães dos filhos deles, elas reclamam da rotina, da falta de imaginação e até mesmo de velhos hábitos que jamais desaparecem, como beijinhos na testa, homens que dormem de meias e até da falta de interesse durante o sexo, por exemplo, quando na hora de "fazer amor", os caras nem mesmo se preocupam de tirar-lhes a roupa toda e muito menos em despir-se completamente. Da falta de tato então, você nem pode imaginar! Não existe nada pior do que um cara perguntando com a cara mais comodista do mundo: _ Vamos tirar umazinha? E quando vão direto ao assunto então... é o fim!!! Preliminares é coisa para recém casados? por que os homens não entendem que nós mulheres as adoramos, mesmo que tenhamos 10, 15 20 ou 30 anos de convivência? Por que vc acha que seus textos eróticos chamam tanto a atenção? Você descreve as preliminares, é isso! e é detalhista, coisa que´só as amantes tem o direito de terem. Sabe aquela coisa de gozar, virar para o lado e roncar, sem nem mesmo um gesto de carinho ou elogio que seja?
E quando eles querem as preliminares mas não retribuem? Aí dá vontade de matar!!! Tem também, as que reclamam de serem chamadas " carinhosamente" de mãe ou mãezinha pelos companheiros. Como transar gostoso com um cara que te lembra a todo instante de que sendo vc uma mulher, automaticamente é também mãe? Como transar com "o filho"? Pior ainda, é que quando um homem trata a mulher assim, chamando-a de mãe, ele espera que ela o chame de pai.
Como vou transar com um cara, pensando que ele poderia ser o meu pai, ali comigo, e ainda por cima sentir tesão? Fala serio!!!Conheço mulheres casadas e, muito bem casadas, que jamais foram a um motel depois do casamento, que nunca mais transaram no carro, na praia, no elevador, a não ser é claro, quando o infeliz era ainda seu namorado ou o que só vem a provar o quanto estou certa, COM OS AMANTES.
Você sabia que existem mulheres que esperam os maridos viajarem "à negócios" (como vocês costumam dizer na maior cara de pau) e depois de confirmarem que chegaram em seus devidos destinos, imediatamente contratam garotos de programas e fazem "festinhas inesquecíveis?" Sabia que há mulheres que ao se encontrarem com garotos de programas, se soltam exatamente da forma como você disse que os homens se soltam com as putas? Que as mulheres adoram, simplesmente (adoram) fantasias sexuais, mas que não têem coragem de dizer isso para os seus homens, porque temem serem mal interpretadas ou no mínimo ouvir um sermão sobre um comportamento exemplar? E tem mais: Nós mulheres, detestamos fazer sexo oral sem antes tomarmos um banho e claro, sem antes, O CARA, tomar banho. Mas os nossos homens acham que não percebemos o cheiro de urina, de cc, do mal hálito... Será que pensam que somos robôs ou que os amamos tanto que não nos importamos com esses detalhes? Olha, fui casada por 23 anos. Sabia quando estava sendo traída, quando estava ouvindo uma mentira e na maioria das vezes, fingia não perceber para evitar problemas. Eis aí um outro fator importantíssimo: O RESSENTIMENTO!!!!! Santo Deus! Você não imagina o que é transar com um infeliz, imaginando que ele pode estar te comparando à outra, tanto fisicamente, quanto no desempenho sexual... E como transar com alguém que você sabe que está te enganando, traindo, mentindo, omitindo... É realmente impossível se soltar, não pensar, chegar às fantasias ou seja lá o que for, além do velho papai e mamãe.
É simplesmente um banho de água fria! Mas fora de casa, os outros homens nos cantam, nos elogiam... No super-mercado, na padaria, no sinal vermelho, na praia... e haja resistência para não cair em tentação, já que em casa somos tão respeitadas, ignoradas, preservadas... E saiba: de uns tempos para cá, não sei porque, mas o interesse de meninos-homens em mulheres mais velhas está aumentando extraordinariamente. Agora veja bem: o cara de casa, acha que para nós, aquela barriga de cerveja é "sexy", que nem ligamos se ele usa ou não um perfume másculo e gostoso, que não percebemos as unhas sujas, a cara pálida por falta de sol, que simplesmente nem ouvimos os arrotos, os peidos e outras coisas mais. Jamais permiti que meu ex-marido me visse no banheiro e muito menos, que deixasse a porta do banheiro aberta enquanto ele defecava. Quer coisa mais nojenta que isso? Lógico que um banho tem seu lugar reservado às portas abertas, pois é sensual e envolvente, mas o resto...Conheço também, as mulheres que chamo de frustradas, e muito bem, visto que um dia, também já fui uma delas. As vezes, a educação que recebemos, a religião, o nosso lado materno ou o próprio decorrer de um casamento " certinho", não nos permite darmo-nos ao luxo de trair, de paquerar... Sentiremos uma culpa imensa se cairmos em tentação. Por isso, deixamos de ser mulheres para sermos mães, filha, irmã, esposa, enfim, tudo, menos o que nos completaria verdadeiramente: LIVRES DENTRO DA PRÓPRIA RELAÇÃO, COM OS NOSSOS MARIDOS, SENTINDO QUE SOMOS DESEJADAS E DESEJANDO-OS. Tenho uma amiga que diz viver um casamento perfeito em todos os sentidos já há mais de 15 anos. Quando eu lhe perguntei qual era o segredo, ela simplesmente disse: Sou a mãe que meus filhos precisam, a madame que ele quer apresentar à sociedade, a esposa perfeita para ele exibir aos amigos e a mais puta das putas na cama. Eu disse a ela que como mulher, ela tinha muita sorte em encontrar um homem desses e ainda por cima te-lo como marido. Disse ainda que esse homem era raro, que nem mesmo depois de separada eu tive a sorte de encontrar um igual e muito menos, quando casada. Ela riu muito da minha resposta e confessou-me que a sua fantasia era apanhar no bumbum, totalmente despida, pelo marido ainda vestido e que como essa, haviam muitas outras fantasias que tanto ele quanto ela, faziam questão de criar e manter. Acho que ela não estava inventando ou mentindo. Acho até que esse casal é um exemplo que todos nós deveríamos seguir, mas que infelizmente, simplesmente não temos mais forças para isso. Não estou dizendo que a culpa de tudo cabe apenas aos homens. Penso que errei muito em permitir que meu ex-marido falasse só em trabalho, dormisse de meias, mentisse, roncasse... Nós também temos a nossa parcela de culpa. Por ex: já que nossos homens dormem de meias, por que devemos comprar uma calcinha desconfortável como as mais sensuais? Por que permitimos que vocês cheguem em casa e nos encontrem suadas, nervosas, cansadas ou ainda sem banho, batom ou perfume? Por que evitamos, nem que seja ao menos dentro de casa, as mini-saias, o decote abusado e outras coisas mais? Porem, creia-me, meu amigo, nós, as suas mulheres, também já não temos mais paciência para conversar sobre a relação, não temos mais tempo e nem vontade de tentar mudar as coisas... Como vocês, gostamos também do que não exige explicação e do inesperado! Creio que devemos nos empenhar mais em alimentar ou apimentar as relações, ambas as parte. Seria muito mais fácil que trair, mentir ou frustarmo-nos com amantes, putas, garotos de programas... Bem, acho que disse tudo. Ao menos quase tudo. Se acaso lembrar de mais alguma coisa, volto a escrever-lhe. Enquanto isso, vá tentando imaginar algo como, uma esposa sendo apalpada discretamente pelo próprio marido, numa festa, ou durante um jantar, ainda que em família, uma esposa passando os pé, por debaixo da mesa, na perna do marido e o pé ir subindo devagar, até chegar lá e encontrar um membro "palpitante", e tudo isso sem que ninguém perceba, mantendo ambos, as caras mais respeitáveis diante de quem quer que seja... Imagine uma esposa que está ao volante levando o filho à escola e de repente seu celular toca. Ela atende e escuta do outro lado da linha, a voz do marido lhe dizendo para não demorar, que ele já está na cama, e daquele jeito, esperando ansioso por ela...E por aí se poderia ir...Beijos, meu querido e boa sorte se acaso resolver que deve mesmo escrever sobre tudo isso. Qualquer dúvida, é só me chamar que estarei pronta para ajudar e não precisa deixar de citar meu nome se for necessário. Nada disso que escrevi me constrangeria, pode apostar nisso. PS: Acaba de chegar aqui minha filha e uma amiga dela, ambas recém-casadas. Perguntei-lhes o que lhes tiraria o tesão. Minha filha, imediatamente respondeu: A FRAQUEZA; HÁ MOMENTOS EM QUE A MULHER PRECISA CUIDAR DO HOMEM, PSICOLOGICAMENTE. Já a amiga dela disse: Quando o marido não geme e quando assim que terminamos de transar, eu tenho que ir ao banheiro, hábito que desfaz qualquer clima ao voltar para a cama. Deu para servir de exemplo, eu espero!"

Escolhi esse depoimento, porque aborda uma grande variedade de conflitos.
Sinceramente, depois de ler e ouvir muitos depoimentos sobre esse tema, a impressão que tive é que a maioria dos homens ainda vivem no tempo das cavernas.
Existem comportamentos, que nem (Freud ou Lacan) conseguiriam explicar.

Quero agradecer à todos que colaboraram com a minha pesquisa e especialmente essa minha amiga (escritora) que fez um depoimento amplo, abordando vários aspectos do relacionamento entre casais.

Eu, como homem, desde criança, sempre achei que a (mulher), é a mais bela escultura que o criador fez; e como uma obra de arte, tem que ser admirada, respeitada, endeusada, adorada, amada e degustada como se degusta um bom vinho. Não seríamos nada, sem a mulher!





Visite: http://www.webmail-design.com/ - Escola on-line de formatação em outlook.
Vincent Benedicto
Enviado por Vincent Benedicto em 26/03/2006
Reeditado em 28/03/2006
Código do texto: T128677