Coisas do Futebol

No inicio do ano de 1946, o Fluminense FC mandou seus diretores a São Paulo em busca de reforços para o seu time. E como sempre, o clube das Laranjeiras foi feliz com craques paulistas.

Nas décadas de 30 e 40, foram para o Rio de Janeiro defender o tricolor: Batatais, Machado, Orozimbo, Lara, Romeu Pellicciari, Milani, Tim, Hércules, e muitos outros. E quase todos chegaram à Seleção Brasileira.

Nesse ano de 1946 foram para o Fluminense, o seguro Robertinho, goleiro do Juventus, o bom meia esquerda Paulo, também do clube da Mooca, o ponta esquerda Rodrigues, do CA Ipiranga e mais o excelente Pascoal, centro avante da Portuguesa Santista, que no inicio do certame de 1946, teve de jogar uma partida quase toda no lugar do médio Índio, que saíra contundido. E foi tão bem como médio volante que o técnico Gentil Cardoso o efetivou na posição, formando o famoso PTB: Pascoal, o uruguaio Telesca e Bigode.

Com esses reforços paulistas, o técnico Gentil Cardoso fez uma promessa à diretoria do Fluminense: “Dêem-me o Ademir de Menezes e eu lhes darei o título de 1946”.

Missão quase impossível a de tirar Ademir do Vasco. Mas os dirigentes se entenderam e Ademir foi emprestado ao Fluminense. E o tricolor sagrou-se campeão carioca de 1946, como Gentil havia prometido.

O Fluminense FC formou com Robertinho, Guálter e Haroldo; Pascoal, Telesca e Bigode; Pedro Amorim, Ademir, Careca, Orlando e Rodrigues. Técnico: Gentil Cardoso.

Laércio
Enviado por Laércio em 16/11/2008
Reeditado em 16/11/2008
Código do texto: T1286187