A ÚLTIMA REFEIÇÃO

Tiago é um garoto de 10 anos. Negro, cabelos raspados já teimando em crescer de novo. Olhos grandes e uma testa protuberante. Hoje ele comeu farofa com torresmo na escola em que estuda, em Silvanópolis, interior do Tocantins. Muitos tocantinenses não conhecem essa pequena cidade e nem Tiago. Pude vê-lo quando fui apurar a situação caótica deixada pelo prefeito de lá, que há semanas não aparece na prefeitura. Não foi reeleito e abandonou o município à própria sorte.

O menino não sabe que os servidores municipais estão com dois meses de salários atrasados, nem que a frota de veículos está parada, sucateada por falta de manutenção. Também não lhe falaram que falta remédio no hospital e a coleta de lixo está a ponto de parar porque a prefeitura não paga o aluguel dos caminhões que fazem o serviço. Tiago foi para a escola naquele dia porque, ao não comer em casa, economiza para a mãe. Sozinha para criar quatro crianças - o marido a abandonou há tempos- só tem como renda o Bolsa Família e precisa aprender na prática o que é administração financeira, para sobreviver com tão pouco. Ela poderia ensinar gestão ao prefeito de sua cidade. Ou pelo menos lhe ensinar caráter.

As crianças da escola municipal só comeram farofa com torresmo hoje porque não havia mais nada na cantina. Aliás o torresmo foi doação de um açougue da cidade. Faz três meses que os mantimentos da merenda escolar deixaram de chegar.

Ao levar a colher à boca, a farofa seca era difícil de engolir. Tiago representava ali a situação de todos os moradores de Silvanópolis. Não querem, mas precisam engolir um administrador irresponsável, indolente e insensível. Os vereadores da cidade tentaram afastar o prefeito, mas este conseguiu uma liminar da justiça para se manter no cargo. Juízes sempre são rápidos para esse tipo de ação.

Amanhã Tiago não terá nada para comer na escola. As crianças serão liberadas mais cedo.