Amigas?!
Amigas?!
Tiago Caldeira
Ruth e Helen eram duas amigas. Amigas na infância. Amigas também na adolescência. Até seus 16 (désseis) anos. Aí tiveram que se separar, tomando rumos diferentes em razão de serem vítimas do sistema capitalista- e como todos nós somos vítimas!- Helen passou a morar em Palmas e Ruth ficou em Goiânia. Até que um dia...
Um dia se encontraram, ou melhor, se trombaram no Shopping Flamboyant. Ruth estava de um lado da praça de alimentação e Helen do outro lado. As duas não pensaram duas vezes antes de se agarrarem. Tinham se reconhecido!
-Eu não acredito!
-É você Helen?!
- Sim sou eu!
Abraçaram-se por muito tempo. Talvez na tentativa de superar o tempo que passaram distantes uma da outra.
- Nossa bom te ver!- disse Helen- feliz por ver Ruth.
- Vejo “cê” tão esbelta!
- Obrigada! – disse Ruth- sentindo-se lisonjeada.
Ruth olhou nos olhos de Helen e perguntou:
- Você está grávida?
- Sim estou!- disse Helen.
- Quantos meses?
-Sete meses...
Porque esta cara feia?- perguntou Helen- desconfiada do modo que Ruth havia percebido sua gravidez. Ruth então disse:
- Nossa você está mudada!
- Pensei que você tinha ido morar em Palmas era para trabalhar...
Helen em alto e bom tom afirmou:
- Sim foi!
- Porque você não se preveniu?
- Ah! Foi um descuido daqueles, sabe?
- Como você está gorda com esse barrigão!
- Não me chama de gorda, não!
- Mas você está!
Helen tinha elogiado Ruth. Passou então a encontrar defeitos em sua aparência jovem e esbelta- e cá entre nós “gostosa.”
-Sua magrela!
- É... Pelo menos eu não sou vadia!
- Sou mãe solteira!
-Sou mãe solteira, mas, tenho como criar o meu filho, “não fico vendo vaga-lumes para pagar faculdade”!
O que seria um encontro feliz recheado com “fast-food” e regado a refrigerantes, sucos e tal. Tornou-se uma inimizade, onde uma ficou (na praça da alimentção) e a outra teve que sair...
Todos nós aproximamos das pessoas quando: criança, adolescente e assim seguimos por toda a vida em alguns casos é claro. Às vezes perpetuamos nossas amizades, mas, na maioria dos casos rompemos com este laço tão significativo na construção de nossa identidade. Para que seja mantida por décadas à amizade deve ser moldada com “cuidado”. Sempre preste atenção no que você fala, ou melhor, pense antes de falar cuidado que, uma pessoa você pode machucar.
(Tiago Caldeira da Silva)