Certas Homenagens

Às dezessete horas e menos cinco minutos, sozinho no escritório superlotado de coisas inúteis, de onde você tira o seu ganha pão (com grande penar, é claro), você há de se levantar de sua cadeira estacionada num canto, ensopada de suor, e há de olhar o próprio reflexo na porta de vidro e verá em seu rosto uma tristeza de gol contra; se assustará em perceber que nem mais os próprios traços da face lhe são familiar, embora os tenha visto infinitas vezes. A essa altura, uma espécie de certeza fria deve ter se infiltrado em suas esperanças quentes. Mas, como num filme do Jodorowski, há de receber a visita inusitada de uma mulher vestida com hábito religioso, traços jovens, rosto fino, mãos delicadas e olhar penetrante que, soprará em seu ouvido, coisas descabidas. Aí irá lembrar-se com prazer do vício solitário da infância (vício este, condenado por severos escribas, cuja essa mesma mulher era o seu objeto preferido, mas em roupas de outra ordem, é claro), de render certas homenagens. Caso você seja uma menina, altere essa fantasia de acordo com as suas preferências. E aí, como num passe de mágica, num ato de extremada rebeldia ou de loucura, como decerto dirão alguns, você há de abrir mão da sua parcela na exploração da miséria alheia (não bastando ser contra ela, apenas) e não mais aceitar a servir aos desmandos e ao jugo da vontade dos outros. Este, que desde cedo aprendeu, ser uma das mais fundamentais leis da sobrevivência. Então, assim, como um louco que se antecipa ao porvir: faça uma careta, revire os olhos, precipite a língua para fora, faça com ela movimentos circulares e, depois, aguarde-a devidamente no lugar. Ponha-se em pêlo, libertando os pés do tênis (confeccionado através da exploração do trabalho escravo infantil, lá em algum lugar do globo, onde você jamais sonhou em pisar) e o corpo das vestes como se tirasse o peso das coisas. Saia pela porta pela qual nunca deveria ter entrado. Sim, do lado de fora haverá aqueles de coração corrompido e fachada puritana que irão olhar a sua nudez com olhos de vergonha. Ignore--os. Haverá também uns outros: cavalos amansados atrelados à missão, felizes apenas em seguir sem sentir arder no lombo à fúria dum chicote. Ignore-os também. Em praça pública, numa Ágora improvisada: grite, proclame um manifesto a favor da ‘palpitação sublime da vida naquilo que ela tem de cheiro de sangue, gosto de carne, de turbulência da alma¹’.

Davidson Davis 1 – Trecho extraído do livro “O Dia de Ângelo”, de Frei Betto. Vale também ressaltar que algumas das idéias do livro foram fonte de inspiração para o texto acima.

Davidson Davis
Enviado por Davidson Davis em 14/11/2008
Código do texto: T1282919
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.