Sol vira lenda no litoral catarinense

Depois de quatorze semanas chuvosas, a população do litoral catarinense logo, logo começará a tomar chuva de canudinho - boa modalidade para as aulas de educação física nos colégios - ou criará membranas entre os dedos.

As previsões são precisas:

- Por volta do dia 20/10 (até aqui, mais de um mês de chuva já se passou): “Áreas de instabilidade devem continuar sobre o estado até o dia de finados. A partir de então, o sol volta a aparecer”.

- Dia 02/11: “Meteorologistas da Epagri informam que o tempo ruim deve continuar pelo estado até o dia 05/11″.

- Dia 05/11: “As chuvas ao redor do estado devem continuar até o dia 10/11. Previsão de temporais no litoral norte. Após o dia 10, o tempo tende a melhorar e sol volta a aparecer”.

Hoje é dia 12 e a chuva ainda não parou. São Pedro está de sacanagem com os meteorologistas, só pode ser.

Alguns pescadores dos costões já contam às crianças histórias de um tempo longínquo, quando zarpavam dos trapiches rumo ao alto mar em busca do sustento embaixo do sol brilhante. Muitas crianças pequenas já devem ter dificuldades em entender o que é sol, o que quer dizer dia seco e estão ansiosas para aprender a matar formiga com lupa.

Felizes estão os sapos e os desentupidores de fossa. Aqui em casa a minha já transbordou.

O consumo de livros, pelo menos por aqui, aumentou drásticamente. Acho que nunca li tanto. Hoje entendo porque a média de leitura dos europeus é bem maior do que a dos brasileiros.

É tanta chuva que até desanima em continuar escrevendo. Vou treinar um pouco minhas habilidades na nova modalidade esportiva: tomar chuva de canudinho. “Olha o pingo caíndo… vai pegar… vai pegar…”.