TEMPOS MODERNOS

TEMPOS MODERNOS

Foi com grande alegria que fui contemporâneo de um momento mágico na vida de todo o planeta.Foi eleito democraticamente o primeiro presidente negro dos Estados Unidos;a nação mais poderosa política e economicamente;décadas atrás seria um feito inimaginável,algo que ocorreria em muitas gerações a frente.

O mundo avançou em grande velocidade em menos de duas décadas;avanços tecnológicos que modificaram radicalmente o mundo.Valores extremos foram postos em xeque e,o que era certo,começou a ser questionado,se não seria errado e,quem sabe,o errado é que seria o certo.Impérios modernos como a indústria fonográfica,tiveram o desmoronamento de sua hegemonia,por jovens ousados que começariam a baixar músicas pela Internet,disponibilizando-as para quem dispusesse obtê-las de maneira interativa.A pirataria que conhecíamos apenas de corsários que assaltavam navios em suas rotas,enfraquecendo monarquias que detinham as riquezas, fragilizando os poderosos da época,ameaçando-os pela ousadia destes homens foras da lei.Assim são os jovens do século XXI,que talvez tenham vindo encarnados do espírito destes desbravadores dos grandes mares,pois por analogia vêem provocando mudanças nos detentores do poder.Os atos terroristas,a violência urbana,a crise global da economia,dá-nos a certeza de finais de ciclo e,um longo período de transição que provocarão transformações necessárias em valores antigos e retrógrados,que precisam serem repensados.Lembro-me do tráfico de escravos,do racismo,da segregação racial,da elegância de Martim Luther King,tendo um sonho de um dia ver,o que meus olhos presenciaram no dia 05 de Novembro de 2008;um fato histórico que será lembrado no futuro como um divisor de águas.As mudanças continuarão e,muitos serão sacrificados nesta grande luta que torna a globalização uma necessidade premente de tornar todos os continentes numa só nação e,num futuro ,oxalá,mais próximo de que podemos imaginar,o amor ao próximo, seja o único caminho para atingirmos os propósitos ressaltados por um Homem que um dia veio plantar esta máxima que por vários séculos pareceu utopia.