Trabalhadores Brasileiros...
Hoje recebí uma homenagem de pessoas bem simples. Garçons e garçonetes do Beach Sucos, em Ipanema. Simples e autênticos. Trabalhadores brasileiros que com a maior dignidade e dificuldades, galgam o dia a dia com uma valentia digna e exemplar. Com uma simples frase - Nós aquí gostamos do senhor... - coroaram uma vivência pautada pelo respeito, carinho e valores importantes, visto que um simples café da manhã, média com pão na chapa, não daria margens para amizades regadas à gordas gorjetas ou recompensas materiais. Em cada relato de vida, o Garçon que se separou e deve manter sua filha, a outra Garçonete que solteira estuda inglês contando os centavos para melhorar de vida, o rapaz letrado e com leitura que, me servindo café, troca informações e disserta sobre a origem do Universo ou produções cinematográficas, todos com um sonho, uma esperança, um amanhã melhor.
Ao declinarem carinho por um cliente, emolduram a estória triste da mãe que batalha a sobrevivência e não convive com o casal de filhos por mais de um ano, sob os cuidados da mãe lá no Nordeste. Brasileiros, mais do que nunca trabalhadores, mas que me enchem de orgulho quando me cumprimentam pelo bairro. Enquanto isto, pessoas da nossa elite trabalhadora tanto nos envergonham por roubos, falcatruas e mazelas econômicas e políticas. Quem sabe não esteja faltando nossos dirigentes deixarem os Palácios e tomarem uma média com pão no bar da esquina com nossos bravos trabalhadores ?
Uma grande lição de humildade e patriotismo, emanada da base da pirâmide social. Não estão preocupados com a Bolsa ou Taxa Celic e sim com o estômago dos filhos e familiares. Agradeço a homenagem, mas os verdadeiros heróis são vocês que no ato de me servirem o café, tornam-me maior na medida certa da alma brasileira.