Testador de colchão
Irecê, cidade da microrregião da Bahia, foi considerada ideal para instalação da nova fábrica de colchão "dreamlight", uma multinacional alemã, em busca de aperfeiçoamento do seu produto.
Os quesitos básicos de escolha foram: localidade, clima, baixa população e a melhor mão de obra: o baiano, ótimo apreciador de colchão.
Na primeira etapa, os técnicos do RH promoveram um concurso de dez vagas, na função de “testador de colchão”, selecionando os três melhores para a sede, na Alemanha e o restante nas filiais: Noruega, França, Estados Unidos, África do sul e Grécia.
A cidade, com sessenta e dois mil habitantes, nunca vira tanto baiano especializado na função: cerca de duzentos mil, numa fila interminável, em frente ao galpão cedido pela prefeitura.
- Meu reiiii - disse o rapaz ao outro: – Se eu “durmi” e a fila andar, não me acorde nãoooo... Basta dar dois tapinhas no meu ombro e acompanho dormindo “mermo”.
- Oxê, meu vice reiii... Respondeu o outro, bocejando - Faça o “mermo” comigo.
Durante uma semana foram avaliados em setecentas camas, uma hora de teste e observado postura ao deitar, bocejo e rapidez em adormecer.
Anunciado os dez primeiros colocados, Irecê viveu euforia da festa, desfile em carro aberto, banda de música, barracas na festa de São Domingos, antes do embarque à Europa.
A final foi na Alemanha, no auditório do centro de convenção, do Hotel Lindenufer Berlin, em clima de show, celebridades do mundo “business”, empresários, gerentes, imprensa e familiares.
No roteiro da apresentação, cada candidato falaria uma frase criativa, com o tema “Descanso”.
Os apresentadores, um jovem loiro, alto, terno prateado e reluzente e uma loira, olhos azuis, usando um vestido vermelho, sem alças.
A orquestra tocou o hino nacional alemão e ao final as cortinas se abriram, aparecendo dez camas em forma de leque, bem ornamentadas, com os baianos deitados e microfones à cabeceira.
A apresentadora agradeceu a presença dos convidados e comunicou:
- A fala dos concorrentes está sendo traduzida em três idiomas: Alemão, Inglês e Japonês... Depois a câmera focou o jovem loiro que, ao rufar dos tambores, anunciou a classificação:
- Em décimo lugar! - João Batista dos Santos!
O holofote se movimentou e iluminou a décima cama, onde o baiano meio sonolento, disse seu slogan:
- Ame seu colchão, ele é o seu templo!
O casal aguardou o término dos aplausos e continuou:
- Nono lugar !!! – Raimundo Nonato da Silva Santos!
- Nunca deixe para amanhã o que pode deixar pra depois de amanhã!
Novos aplausos:
A câmera se movimentou lentamente e eles falando:
- Quando sentir vontade de trabalhar... Descanse!
- Adore seu trabalho, fique horas olhando pra ele!
- Descanse de dia, pra dormir bem à noite!
A expectativa aumentou ao anunciar os finalistas:
Terceiro lugar!
- Coma, durma e quando acordar, descanse!
Segundo lugar!
- Trabalho é saúde... Deixe-o para os doentes!
E finalmente... Em primeiro lugar... – houve silencio e, novamente, o rufar dos tambores: - Severino da Silva dos Santos!
E Severino, sem abrir os olhos, recitou:
- Se ver alguém descansando... Ajude-o
O público aplaudiu de pé, jornalistas e fotógrafos invadiram o palco e com muito custo, conseguiram despertar o vencedor.
- Herr Severino... please.... diga pelo menos seu animal de estimação!
Severino, cheio de dengo, abriu a metade dos olhos e falou:
Oh meu rrreeeiiii... Adoro todos os animais, mas meu “cheiro” é pra preguiçaaa...