Aula de cidadania, educação e respeito

A Índia testa armas nucleares. São alguns vários milhões de dólares se esvaindo em cogumelos que não matam a fome, mas, matam de fome milhares de filhos da pátria. O Paquistão testa novos mísseis intercontinentais. Outros milhares mortos de fome Os dirigentes dos dois paises fazem poses para as fotografias e enquanto isso falta verba para radiografias nos dois lados da fronteira. Os senhores da guerra, do lado de cá do mundo gastaram bilhões de dólares fazendo buracos no chão e nos corpos de iraquianos e afegãos para encontrar armas químicas que não existiam e também, para encontrar um tal de Ozama, que parece, também não existe, pois não o encontraram. Ao mesmo tempo empresários espertos desmaterializam trilhões de dólares - que, dizem, não existe - em papeis “podres”, provocando um desastre financeiro no planeta. Ah! Ia me esquecendo de um milionário que gastou a bagatela de alguns milhões de dólares para fazer um pequeno passeio pelo espaço, sentir a falta de gravidade. Se não percebe a gravidade do que ocorre por aqui, duvido que ele tenha sentido alguma coisa por lá. Só a vaidade. A fome e o desemprego estão numa velocidade avassaladora, correndo paralelos à falta de consciência, de caráter, de vergonha e de pudor dos senhores do mundo. Nos momentos em que me lembro disso minha fé no homem despenca. Mas, de repente um gesto, um pequeno gesto de alguém que está longe de ser um dos “senhores” do mundo - mas o é, de fato - me faz escancarar a boca e os olhos num sorriso mais do que de esperança, de certeza de que o Ser Humano tem jeito. Um catador de lixo com seu carrinho de mão carregado de papelão e plástico encosta seu carrinho no canto da calçada e calmamente caminha em direção a umas sacolas de mercado jogadas no meio da rua, pega-as e leva para um dos inúmeros cestos de lixo que a prefeitura tem afixado nos postes. Parei e fiquei observando o catador. Ele sentou-se e abriu cada um dos sacos e de um deles tirou um vasilhame de plástico. Era a única coisa de valor que os sacos continham. Sem pressa amarrou a boca de cada saco de lixo e os depositou na lixeira. Nenhuma fagulha de sujeira no chão. Um catador de lixo, um CIDADÃO. Senhores do mundo, não se comparem a esse catador de lixo, os senhores não merecem a companhia dele. Um brasileiro - povo tido como mal educado - sem instrução dando aula cidadania educação e respeito. Me emocionei com a cena e me emocionei descrevendo para vocês essa cena belíssima.