O Segredo – mais uma de meu amigo Clésio
Decidi que vou escrever um livro de auto-ajuda. Afinal os autores de auto-ajuda estão ficando ricos e não precisam provar que aplicaram suas regras em sua própria vida. A não ser a regra que os levou a escrever o livro de auto-ajuda. E é esta a única regra: escrever um livro de auto-ajuda.
Essa idéia me veio ao ler mais um dos belos e-mails que meu amigo Clésio sempre me envia. Dessa vez ele enviou uma mensagem me concitando a organizar o meu tempo para conseguir uma série de vantagens. Foi uma mensagem que me pegou de calças curtas: sou a pessoa mais desorganizada que existe. Desconheço também quem desperdice também tanto tempo quanto eu. Ainda bem que tenho o Dudu em minha vida. Ele adora organizar. Dessa forma é o meu secretário do Planejamento, o que deixa um tempão para que eu possa fazer outras coisas mais agradáveis.
Diz a mensagem do Clésio que há um grande Segredo que nos permite ter tudo aquilo que queremos e engloba esse tudo em nove itens. Como está na moda contar segredos que todo mundo já sabe eu vou contar o segredo para conseguir essas coisas logo de cara. E de graça: para descobrir um segredo que não era segredo para mim eu comprei o livro de Rhonda Byrne chamado O Segredo. Paguei caro e fiquei indignada comigo mesma por ser tão burra e acreditar que poderia haver um segredo escondido naquelas páginas . Por isso o Segredo que o Clésio contou vai de graça, para ninguém ficar bravo comig0.
O segredo é tão óbvio que eu mesma já o deixei escapar nos parágrafos anteriores: Planejar. Porque quando planejamos nossa vida estamos dando o primeiro passo para os nove seguintes que nos farão alcançar a felicidade completa, conquistar todos os nossos objetivos. Vencer. Então vamos ao planejamento.
Pegue um papel e escreva: Planejamento.
Faça uma linha horizontal e a divida em nove partes não necessariamente do mesmo tamanho.Essas partes representarão os passos que você tem que dar para chegar a Vitória. Que é a palavra que você escreverá no final da linha horizontal que você traçou no papel em branco. Mas não necessariamente branco. Pode ser de qualquer cor.
1- Nesta linha deve haver um espaço para abrigar o trabalho. O trabalho é visto como um preço a pagar para conseguir o Triunfo. O meu espaço para o trabalho sempre foi bem grande, mas nunca o considerei um preço que eu estivesse pagando. Na única vez em que o considerei um preço eu não consegui vitória nenhuma. Foi quando cismei de cuidar de uma pequena fazenda. Foi simplesmente horrível, tão horrível que desisti. No resto eu fui trabalhando e me divertindo. E ainda por cima, recebendo. Pode não ter sido muita coisa mas deu para viver do jeito que gosto de viver. Então procure se lembrar que, trabalhar sem se divertir, não vale a pena. Esqueça essa história de preço a menos que você não goste de fazer nada. Então trabalhe em uma coisa que pelo menos dê dinheiro.
2 - O espaço seguinte deve ser dedicado ao pensamento. Porque o pensamento é a fonte do Poder. Antigamente, antes de estudar Logosofia eu pensava que pensamento fosse tudo que passasse pela minha cabeça. Então eu iria dizer que o meu espaço seria imenso porque eu sempre pensei que pensasse o tempo todo. Mas que nada, isso não era o verdadeiro pensamento. Pensar e pensar com pensamento próprio e não alheio é a coisa mais séria desse mundo. Realmente quem pensa detém o Poder, seja lá qual for o poder que se almeje conseguir. Eu gostaria de conseguir o Poder sobre meus próprios pensamentos e ações. Sobre minha vida. Muita gente quer o Poder Político ou Econômico. Infelizmente nesse aspecto acho que meu espaço é bem pequenininho. Mas isso realmente é verdadeiro, pois não dizem os cientistas que o nosso cérebro tem um desenvolvimento ínfimo em relação as suas possibilidades?Então vamos usá- lo para conseguir o que queremos.
3 – O outro espaço nessa linha de planejamento do tempo deve ser dedicado ao lazer. É a recreação, o lazer, o divertimento que nos mantém jovens. O perigo porém está na escolha do lazer e no tempo dedicado a ele. Tem gente que acha que lazer é beber, fumar, cheirar, varar a noite se divertindo e aí vai se danar. Vai é ficar velho antes do tempo. E tem gente que só se diverte trabalhando: isso não é ruim mas tem outros tipos de diversão também para nos distrair da diversão trabalhista.
4- O quarto espaço deve ser dedicado a fazer uma das melhores coisas do mundo: Ler. A leitura é a base do conhecimento e o conhecimento é fundamental para que inclusive saibamos dispor bem nossos espaços de tempo.Se eu pudesse leria todo o tempo. Mas se lesse o tempo todo onde iria arrumar dinheiro para comprar mais livros? Onde iria aplicar os conhecimentos adquiridos?
5- Aqui vem um espaço complicado: é o espaço da adoração. Eu prefiro chamá-lo de tempo para ter contato com o Criador através de suas criaturas, sejam elas de quatro ou duas perna e até de uma só, de asas ou nadadeiras, móveis ou imóveis. Pois é através das criaturas que reverenciamos o Criador. E precisamos reverenciar alguma coisa senão acabaremos reverenciando o dinheiro ou o poder.
6- Há um espaço também para os amigos. Sem amigos somos seres desarvorados e infelizes. Para sermos felizes precisamos de amigos, reais, virtuais e por que não? Até imaginários. Mas cuidado para não dedicar tempo demais a um só tipo de amigo, é necessário haver equilíbrio.Por exemplo, eu tenho uma amiga virtual que tem um amigo imaginário que ainda por cima é um sapo. Eu ando muito preocupada com ela.
7- O amor também tem o seu espaço. Amar e ser amado. Diz a mensagem que amar e ser amado é o germem criador de endorfinas (substância que provoca alegria e bem estar). Daí que fiquei pensando: não seria mais fácil e barato receitar algumas barras de chocolate por dia? Eu faço isso quando noto que minha endorfina se encontra escassa e tem dado resultado. Tomo sorvete de chocolate, chupo picolé de chocolate e devoro bombons de chocolates. Bom, isso foi bobagem minha, porque aqui vai caber todo tipo de amor: pela família, pelos amigos, pela humanidade e também por aquele ser único: o bem-amado. Que pode ou não ter a cor de chocolate como o presidente bronzeado dos Estados Unidos. E não fui eu quem disse isso. Foi o falastrão italiano, o tal de Berlusconi.
8- O sonho também é imprescindível para se alcançar a Vitória Final. É preciso ter sonhos a realizar, sempre, porque se não, quando se realiza um e não tem outro para colocar no lugar a vida perde o sentido. É o sonho que eleva a alma até as estrelas . E então, quando conseguirmos a Vitória Final, vamos sonhar de novo e recomeçar nosso planejamento. Porque essa história de final para mim cheira a morte, a inércia.Mas tem que se lembrar também que há muita diferença entre sonhar de olhos abertos e de olhos fechados. Ou entre sonho e fantasia.
9- E como na linha de nosso planejamento para se atingir a Vitória final deve ter um espaço para o riso, porque é o riso que nos alivia das tensões, vamos rir dessa bobajada toda que escrevi e simplesmente procurar ser feliz.
Bom, coloquei aí o roteiro do livro que não vou escrever. Portanto também quem quiser utilizá-lo, pode. Só quero uma percentagem nos lucros. E meu nome citado como musa inspiradora.
.