A FELICIDADE

A FELICIDADE

Sera que foi o primeiro dia da vida de setetenta e um, anos, que eu tenha experimentado a felicidade, eu me interrogo.

Nao me lembro desta sensação ou sentimento desta ordem, desta especialidade, dessa doçura que invadiu os mais reconditos do meu ser, corpo, carne ou mente, cérebro ou consciente, ou subconsciente, só sei que minha alma e essência foi adoçada de uma maciez mais suave e maravilhosa que o toque da nuvem, que mesmo o doce do acucar. Foi sensacao de sentir e ausencia de pensar e de racionalizar qualquer coisa. Incrivel. Nao sei explicar, porque é uma coisa sentida pela primeira vez.

Se fui feliz algum dia e se me esqueci, nem posso dizer.

Minha filha me diz ao telefone, que se comunicou com a secretaria da EBA no Fundão e esta encontrou meus diplomas de ESCULTURA e de GRAVURA lá guardados ou arquivados, durante trinta anos, é só pegar, que estão apenas amarelecidos.

Nestes ultimos trinta e nove anos tenho sido tao infeliz, tao fracassada, tao ignorada, tao qualquer coisa, tao menos que alguma coisa nao sabida, desrespeitada sem o notar, uma especie de quase perda de identidade que so não foi total devido a presenca de documentos, papeis. Mas o ser PERSONA então, este foi perdido sem se aperceber disso, que nao nestes ultimos quatro ou cinco anos em que me vi obrigada a sair do Rio e ir para Pedro do Rio que nem os moveis e objetos, e poucos recursos de dinheiro.

Diploma de Escultura e Diploma de Gravura. Então, sou escultora, e gravadora profissional. Não é só o desejo de ser. É ser e ter o direito de ser.

Isso e tão melhor que ser Engenheira Civil e ter até o Diploma de Engenharia pendurado em quadro na parede, para eu não esquecer que sou alguma coisa, mesmo tendo trabalhado muito bem durante anos em cálculos e desenho das armações de concreto armado; e depois, Pontes na Leopoldina.

E tão bom que eu sinto que sou mais, não menos. O talento que pareço ter passa a ser talento de verdade, pois que tomado ou sentido que era uma coisa parecida, não, é coisa de verdade. Esta é a felicidade, eu sou artista de verdade. Precisei desta referência para poder sentir este prazer de ser de verdade. Eu ja era de verdade, mas eu nao tinha este certificado. Como é importante a gente ter identidade, nome, qualificacao, especificacao, referencias.

É como ter pai e mãe, e nome. Principalmente pra quem nao teve pai e mae na infância, quer dizer: teve, mas não sentia.