EDUCANDO ATRAVÉZ DO AMOR

Pedagogia do Amor

“A professora Adélia conta que, no seu 1º dia de aula, parou em frente aos seus alunos da 5ª séria do ensino fundamental e como os demais professores, lhes disse que gostava de todos por igual. No entanto, ela sabia que isto era quase impossível, já que na primeira fila estava sentado um garoto chamado Alziro.

Ela, aos poucos, notava que ele não se dava bem com os colegas de classe e muitas vezes suas roupas estavam sujas e cheiravam mal.. Houve até momentos em que ela sentia um certo prazer em lhe dar notas vermelhas ao corrigir suas provas e trabalhos.

Ao iniciar o ano letivo, era solicitado a cada professor que lesse com atenção a ficha escolar dos alunos, para tomar conhecimento das anotações. Ela deixou a ficha do Alziro por último. Mas quando a leu, foi uma grande surpresa.

Ficha do 1º ano: “ Alziro é um menino brilhante e simpático. Seus trabalhos sempre estão em ordem e nítidos. Tem bons modos e é agradável estar perto dele.”

Ficha do 2º ano: “ Alziro é um excelente aluno e querido por seus amigos, mas encontra-se preocupado com sua mãe que está gravemente doente e desenganada pelos médicos. A vida em seu lar está muito difícil.”

Ficha do 3º ano: “ A morte de sua mãe foi uma dura perda para Alziro. Ele procura fazer o melhor, mas não há interesse por parte de seu pai, e sua vida será prejudicada se ninguém tomar providencia para ajudá-lo”.

Ficha do 4º ano:” Alziro anda muito distraído e não mostra interesse pelos estudos. Tem poucos amigos e, muitas vezes, dorme em sala.”

A professora se deu conta do problema e ficou terrivelmente envergonhada... E ficou pior quando se lembrou dos lindos presentes de natal que recebera dos alunos, com papeis coloridos, exceto o de Alziro, que estava enrolado num papel de supermercado. Lembrou que abriu o pacote com tristeza, enquanto os outros garotos riam ao ver que era uma pulseira faltando algumas pedras e um vidro de perfume pela metade.

Apesar das piadas, ela disse que o presente que o presente era precioso e colocou a pulseira no braço e um pouco de perfume sobre as costas das mãos.

Naquela ocasião, Alziro ficou um pouco mais de tempo na escola do que de costume. Relembrou, ainda que ele lhe disse:” A senhora está cheirosa, como minha mãe!”

E, naquele dia, depois que todos se foram, a professora chorou por longo tempo. Em seguida, decidiu mudar sua maneira de ensinar e passou a dar mais atenção aos seus alunos, especialmente a Alziro.

Com o passar do tempo, ela notou que o garoto só melhorava. E quanto mais ela lhe dava carinho e atenção, mais ele se animava.

Ao finalizar o ano letivo, Alziro saiu como o melhor da classe.

Seis anos depois, a professora recebeu uma carta de Alziro, contando que havia concluído o segundo grau e que ela continuava sendo a melhor professora que tivera.

As noticias se repetiram, até que um dia, ela recebeu uma carta assinada pelo DR. Alziro Inocêncio, seu antigo aluno, mais conhecido como Alziro.

Mas a história não terminou aqui.

Tempos depois, recebeu o convite de casamento e a notificação do falecimento do pai de Alziro. Ela aceitou o convite e no dia do casamento, estava usando a pulseira que ganhou de Alziro anos antes e também o perfume.

Quando os dois se encontraram, abraçaram-se por logo tempo e Alziro lhe disse ao ouvido:

“Obrigado por acreditar em mim e me fazer sentir importante, demostrando-me que possa fazer a diferença”.

E com os olhos banhados em lágrimas, sussurrou: “Engano seu! Depois que o conheci aprendi a lecionar e a ouvir os apelos silenciosos que ecoam na alma do educando.Mas do que avaliar as provas e dar nota, o mais importante é ensinar com amor, mostrando que sempre é possível fazer a diferença”...

Afinal, o que realmente faz a diferença! É o fazer acontecer a solidariedade, a compreensão, ajuda mútua e o amor entre as pessoas.... O resto, vem por acréscimo.

É esse, o segredo. Tudo depende da” pedagogia do amor”.

FIM!

Samantha Bason
Enviado por Samantha Bason em 08/11/2008
Reeditado em 08/11/2008
Código do texto: T1272765