As expressões do ciúme
As expressões do ciúme
Renata Caldeira é uma “tia” que, constantemente, apresenta alguns discursos do senso comum. Gosta de expressar suas frases. Onde certo dia, fez a seguinte citação: “o ciúme é a podridão da carne”.
Simples. Em alto e bom tom. Eu percebi que o ciúme até pode ser expresso dessa forma. Mas, como não tenho um “olhar singular”, procuro sempre a criticidade dos fenômenos, pude entender que ele (o ciúme) vem à tona em outras formas. Sendo tão complicado quanto ser ciumento...
Quando ouvimos ou, simplesmente, presenciamos casais em um “pé de briga”. Por motivos que às vezes são banais, como: ah! “Eu te vi conversando com aquela garota ontem à tarde”. O que seria simples se tornou em um abalo. O sujeito separa-se da razão passando a morar com a emoção. Nessas ações o ciúme estar manifestando sentimento exagerado embrionado pela suspeita de infidelidade podendo ganhar êxito e chegar a um estágio, que os licenciados em psicologia costumam afirmar, ah! O individuo adquiriu uma “conduto pato”.
Há casos, que o ciúme é expresso como um cuidado que a mãe presta ao seu filho. Não deixando que a criança fique com qualquer pessoa estando sempre atenta aos seus movimentos. Na adolescência como também na juventude o cuidado se estende. É comum vermos mães, comentado: “não quero que minha filha namore com aquele rapaz, ele é tão experiente e malandro”. É o ciúme em forma de zelo amoroso.
Ao adquirir um objeto de consumo não gosto de emprestá-lo! E você, quando adquiri algo novo, costuma emprestar, assim do nada? Enfatizado cuidado o ciúme contribui com a preservação do bem adquirido.
Com doses certas e medidas exatas o ciúme pode ajudar a manter um relacionamento e até mesmo um objeto, mas é preciso ser controlado para não se transformar em uma angústia provocada por um exacerbado sentimento de pose. Lembrar que tudo é transitório, mas que, mesmo assim, merece ser zelado sejam, seus relacionamentos ou seus bens materiais. Nunca troque uma gota de ciúme por um mar de negligência... As expressões do ciúme podem ser sadias, quando se traduz em zelos como também podem ser doentias, quando perdemos o controle da situação. Será que Renata Caldeira tem parcial razão quanto as expressões do ciúme?
(Tiago Caldeira da Silva)