Eu tenho um sonho de liberdade
Obama tem um sonho, ou melhor, Barac Hussein Obama tem um sonho de mudar a cara da nação norte americana. O sonho do novo presidente estadunidense é bem próximo do sonho e dos ideais de Martin Luther King na década de 60, porem Martin Luther King nunca precisou de financiamento para ser considerado um dos maiores mitos pelos direitos civis americanos e nunca disputou a presidência.
A eleição Obama nós Estados Unidos não foi uma tarefa fácil, porém muitos fatores convergiam a seu favor como nunca ter tido um presidente negro nos Estados Unidos, a economia do país em uma crise nunca esperada pela população qual trouxe um sentimento de mudança, um governo desastrado do atual presidente. Isso sem contar com apoios inesperados como do Presidente Lula, Raul Castro e até mesmo Hugo Chaves, mesmo não sendo norte-americano fizeram declarações nada tímidas a respeito do presidente Obama.
Agora o maior desafio do novo presidente dos Estados Unidos é colocar em prática um novo modelo de pensar seu país, sem acreditar que a tão cineasta América é a “dona do mundo”. Tentar administrar tanto os grandes burgueses sem ferir o interesse dos trabalhadores norte-americanos, quais pagaram a conta pela irresponsabilidade de um governo mínimo sobre uma economia descontrolada.
Grande mudança no cenário político dentro do Modo de Produção Capitalista não terá com essa nova gestão presidencial, porém administrar o Racismo desenfreado da Kon Klux Klan, o medo dos americanos pelos árabes (Obama é filho de um Mulçumano nascido na África), a onda capitalista que trabalha na dialética da economia flexível. Entre outros desafios que já fizeram Abraham Lincoln morrer assassinado em 1865 em Washington, o John Kennedy assassinado em 1963. Todos estes presidentes norte-americanos tinham algo em comum, Lincoln lutava pela emancipação dos escravos e Kennedy recebeu o primeiro negro na casa presidencial, o mesmo que tinha um sonho, Martin Luther King.