Histórias de um Brasil

“A política consiste na difícil arte de tentar igualar os homens aos animas, aos quais a Natureza outorga alimento, agasalho e abrigo. Essas simples conquistas são duras para o Homem.”

Voltaire

Um é maior que zero

Gustavo é um garoto de família humilde como inúmeras outras. Seus pais sem estudos sonham com um suposto futuro de gloria para os cinco filhos. Dentre eles Gustavo é o terceiro filho. Os filhos mais velhos são: Clarice e Sandra estas já estão amigadas e têm filhos.

Sua mãe o matriculou na escola aos nove anos de idade aos seis anos, cuidava de seus irmãos mais novos: James e Alberto.

Anos 11 anos de idade Gustavo arrumou um “emprego” que lhe rendia miseras moedas, ajudando um homem chamado João que vendia verduras.

Gustavo carregava caixas pesadas e passava horas sob o sol que queima sua pele clara, cheias de sardas. Anda tão cansado que parecer carregar o peso do mundo em suas costas magras.

Certo dia João só lhe pagou a metade do seu misero salário. Gustavo disse ter ocorrido um engano, um erro de cálculos. João sorriu maliciosamente e afirmou:

- Garoto esperto hein? Isso quer dizer que você sabe quantos garotos querem a sua vaga, e que um é maior que zero!

Gustavo abaixou os ombros e em silencio demonstrou sua magoa, pegou aquelas miseras notas e foi para casa, preparar-se para outro dia de miseras contas.

Esta é mais uma entre outras crônicas. Não tenho a intenção de lançar solução tão pouco participar da caça á culpados tentando achar respostas. Tive apenas a intenção de escrever uma crônica que relatasse um pouco da historia dos nossos garotos que compõem os vários Brasis

Jane Krist Coffee