A Vitória da Esperança

Confesso que não acredito em professas, quer sejam eles políticos ou religiosos, mas acredito na Esperança.

Esta madrugada triunfou nos Estados Unidos da América a Esperança, triunfou uma certa luminosidade sobre um certo obscurantismo herdeiro dos péssimos anos da presidência de Bush.

Tenho em relativa boa conta John McCain, respeito o seu percurso pessoal, algumas ideias mas politicamente ele está nas minhas antípodas, especialmente depois de ter escolhido como parceira politica uma Barbie acéfala e defensora do pior que representa a América e, claro, estou a falar da ex-candidata a vice-presidente Sarah Palin (e confesso que me deu um gozo incomum acrescentar o “ex-“)

Também confesso que nas primárias Democratas fui um adepto fervoroso da Senadora Clinton, mas quando comecei a estudar a personalidade de Barack Obama, mudei de opinião e tornei-me um adepto dele.

Claro, dizem, ele possui uma limitada e breve experiência política, mas, caramba, os políticos formam-se com o tempo, e, o que muita gente ignora, é que Obama quando acabou a faculdade, ao invés de se ter enfiado num escritório de advogados e certamente ter enriquecido, foi trabalhar socialmente para os bairros mais pobres de uma então empobrecida Chicago. Os anos que ele lá passou permitiram que ele obtivesse uma rara (e nunca vista entre os Presidentes dos EUA) experiência e sensibilidades sociais que, penso, lhe irão ser particularmente úteis na tentativa de debelar uma crise económica e social que se abateu sobre a América em parte devido à desastrosa administração do incapaz senhor Bush Júnior.

Já li imensa coisa sobre Obama e visionei inúmeras horas de discursos e de idas à televisão em programas tão sérios como os da Oprah e aquilo que vi foi um homem sério, que pensa pela sua própria cabeça, um homem com um projecto bem definido, um homem com um sonho, um homem que acredita que pode fazer da América, e do mundo por arrasto, um lugar onde possamos viver melhor.

Por isso é que eu humildemente acho que na madrugada de 5 de Novembro de 2008 se fez história mundial quando num país distante aconteceu a Vitória da Esperança.

Miguel Patrício Gomes
Enviado por Miguel Patrício Gomes em 05/11/2008
Código do texto: T1267417
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.