Viver Não Basta (Conviva)

Não basta viver

Há de se conviver

Viver é fácil, quando se vive e morre sozinho

Difícil é conviver, dormir e acordar todos os dias com alguém diferente de você.

Ter de enfrentar ambientes em que ninguém pensa igual, ou quase ninguém, isso é que é difícil.

Os amigos são perfeitos, ainda mais quando não conhecem nossos pais, nem sentam com eles para conversar sobre nós mesmos.

São perfeitos quando não nos dão conselhos que contrariam o que nós mesmo queremos.

Amigos são ótimos amigos, quando são amigos á distância, por telefone ou só pela internet.

Mas a proximidade ofusca a maioria das amizades, aquelas das quais você abre mão, só porque ouviu dela algo que lhe contrariava.

E aquilo era para o seu bem.

Amores são perfeitos quando se mantém uma certa distância

Aí enlaça-se o matrimônio, e o dia-a-dia passa a ser um veneno para o amor

Justo a proximidade, que é o que antes dava vida aos amantes, agora os distancia.

Mas isso não quer dizer que conviver não vale a pena, pelo contrário.

É no ato de se conviver que descobrimos qual o verdadeiro tamanho do amor que sentimos.

É preciso amar, e muito, para aceitar diferenças, ouvir críticas, falar o que pensa e até se desculpar quando não deveria.

É preciso amar muito para deixar que alguém conviva com você, que mude seus planos, que sonhe com coisas que você nunca sonhou.

Mas é aí que vemos que conviver é necessário.

É necessário alguém que lhe mostre outros horizontes, que lhe abra os olhos para alguns defeitos e te convençaque existem outros sonhos a se sonhar, além daqueles que você já cultivou.

É necessário alguém que acorde todos os dias do seu lado, e mesmo que tenha tido, no dia anterior, uma discussão daquelas com você, pense que ainda vale a pena dormir e acordar do seu lado.

É necessário alguém que lhe mostre que você não está certo em tudo, e que lhe faça soltar o orgulho que carrega nos braços para poder abraçar a felicidade.

Mas se você não gosta de alguém que lhe diga onde melhorar, que lhe convença de que você não é perfeito, não conviva.

Se você acha que ninguém tem o direito de lhe dizer que seus sonhos são pequenos, que você pode sonhar maior, não conviva.

Se você perde toda a vontade de amar que têm, quando uma discussão boba acontece entre vocês dois, não conviva.

Se você acha que só você já basta, que mais ninguém é essencial ou necessário, então amigo, não conviva.

Mas não se engane, pois o fato de não conviver com alguém, não prova que você vive sozinho.

Conviver é fundamental, e em alguma altura de sua vida, tornará-se indispensável.

Porque quem nasce e morre, sem ter alguém com quem dividir os problemas, não vive.

Sobrevive.