Tião

Tião, o menino prodígio nascido numa sexta-feira de cinzas de um dia cinzento, órfão de pai e mãe, foi adotado pelo dono do alambique: Julio, o garçom, faxineiro, eletricista, motorista, cozinheiro, empreiteiro, mestre-de-obras, oleiro, estivador e esteticista, que nos dias de folga bebia cachaça e jogava cacheta, ensinou Tiãozinho a dar o primeiro passo na vida boemia. Sua mãe adotiva tinha um emprego nobre, fritava torresmo e tocava castanholas no buteco. Ao som das castanholas Tiãozinho ia crescendo e como num passe de mágica o tempo ia passando. Aos seis anos Tiãozinho toma seu primeiro porre, marcado por muita festa e comemoração. Sua avó em euforia teve um enfarto do coração por comer muito torresmo, churrasco grego com pinga e limão.

E assim o tempo ia passando ao som das castanholas que iam enfraquecendo e ele percebeu que tinha que casar porque, sua mãe também já estava para enfartar.

Olhando no canto do buteco, canto de seu lamento, o berço de suas magoas e de suas alegrias, uma linda donzela com dois dentes na boca e o "zoio" cheio de ramela, como sempre embriagado, sem saber o que dizer, foi logo perguntando sem cerimônia:

- "Qual é seu nome?”.

Então a linda menina com sorriso invejável, respondeu ao seu amado:

_ "GEMA "

(Tiãozinho corre ao banheiro)

Depois de muito ensaiar, o chaveco no banheiro, Tiãozinho volta com seu olhar de " cadela no cio ", e profere a sua amada, doces palavras de amor, ensaiadas ao lado do bidê, que ele acreditava ser um moderno bebedouro:

- "Então, delicia, meu torresminho, meu quebra-cabeça de duas peças; caatinga do meu serrado, sarapatel do meu caruru, coisa loca. Tenho umas tres palavras pra te falar mais com palavras não sei dizer...”.

- " diga logo meu negõ, o que você quer de min. diga logo pois estou apaixonada pelo seu jeitinho louco e sexy de palitar os dentes. Diga paixão, que os dente que tu tem é os dente que me farta, e os dente que me farta, é os dente que tu tem e vice-versa ..."

Sem pressa e tão rápido e ansiosamente, Tiãozinho apressadamente recita um verso de sua própria autoria:

- "Ei potranca linda

Vem aqui pro seu Tião

Vamo enxe a cara

E tomar "uminha" com limão

( pausa ) ( Olhar de sono )

Gema, meu chuchu

Gema, minha amada

Meu suco de caju...

Vamo fazer uma gemada?”

( Gema, responde em texto machadiano )

- SIM!!!!!

E assim ao som de liras gregas dos anjos barrocos discípulos de Dionizo, O Deus da bebedeira, os dois infelizes, felizmente se casam, a festa de casamento é regada à pinga e torresmo, e a lua de mel, é comemorada com muito amor e ternura no albergue ao lado da estação de trem.

E ao som das castanholas, nasce sua primeira filha:

"Clara, filha da Gema "

Então suas responsabilidades começam a aumentar, a pinga ta mais cara, e as casas Bahia começaram a ligar, então Tiãozinho começa a trabalhar, como auxiliar de ajudante de servente de pedreiro. Então sua vida começa a mudar, da água para o vinho, ou melhor, para cachaça.

Com seu magnífico diploma de Pré II, conquistado com muito suor e cachaça, foi promovido a auxiliar de servente de pedreiro, com esse avanço pode comprar a primeira roupinha de sua filha, que, nessa época já tinha cinco anos.

No seu trabalho conheceu Zé, mestre – de - obras, de quem ficou muito amigo e depois do expediente, foram para o bar.

Lá bebeu com seus amigos durante a tarde toda, até que seus amigos foram embora, e ele ficou bebendo sozinho com o dono da espelunca.

Mas ele tinha que fechar porque a noite vinha caindo e os "home" iam chegar.

Tião para festejar, resolveu comprar uma garrafa de pinga, e na rua resolveu tomar sozinho.

Bêbado, fedido de cecê, chegou em casa, demorando cerca de uma hora e meia para acertar o buraco da fechadura, e disse a sua mulher:

-Madalena, safada, me traz um copo de água e um sorrisal, porque eu to bem loco... ahhh! me trás também uma " da boa " que é pra forrar o estrombo.

-Madalena? Quem é madalena seu cachorro? Ta me traindo é?

(Tião bêbado responde)

- Na sinceridade paixão, eu bebi inté umas hora, so sincero, vo minti pra que?, bebi com meu chefe, bebi com os amigo, bebi com os colega. Depois bebi com o dono do bar, ele foi embora, comprei uma garrafa e bebi sozinho, agora to aqui, não sei nem o que dizer, só sei que eu te amo de mais, e pra você não fica com ciúmes, e dizer que não te dou atenção, traiz a "boa" que eu vo beber com você também, e depois vamo fazer sexo!"

Então Gema muito feliz por ter um marido compreensivo, brindou ao luar sua ultima noite, pois seu marido Tião por ter bebido que nem um camelo morreu de cirrose sorrindo. Então Gema muito triste, resolveu beber, para esquecer tudo o que tinha acontecido.

E inesperadamente teve um ataque epilético, "graças ao pileque que havia emtubado"; mordeu a língua e morreu de dor.

Clara sua filha, agora com treze anos, com a mesma roupinha que ganhou aos cinco, andava desolada pela rua gozando de seu desalento, resolveu subir na vida.

Seguindo os ensinamentos de seu pai, bebeu cachaça temperada com cravo e canela, ficou "facinho" e vendeu seu lindo corpo, pela fortuna de um "croquete", Graças a sua falta de informação, em sua primeira noite, contraio 8 doenças venéreas, em apenas uma ejaculação, entre suas doenças estavam: AIDS, Gonorréia, Sífilis, Herpes, Alzaimer, e uma crise de tosse, assim morreu, acabando com a geração do velho Tião.

Ps. E o velho Sr. Julio adotou outra criança

Moral da historia:

"De gota em gota, o bêbado morre de cirrose "

Kleber Magri
Enviado por Kleber Magri em 05/11/2008
Código do texto: T1266828
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.