Menina

Fenômeno,  desenhista, violonista exímio, compositor, até cantor!  Mestre, ensinou ninguém menos que Toquinho, que reconheceu...

"O toque paciente de tua mão amiga
Me ensinando os caminhos, corrigindo os defeitos
Dando todos os jeitos pras notas brotarem do meu violão.
Ah, como eu me lembro ainda cheio de gratidão
A hora entardecente, a nostalgia infinda
No modesto ambiente da casinha da praça
E eu em estado de graça de estar aprendendo a tocar violão."

Um dia, Toquinho atravessou aquela praça onde ficava a casinha modesta, apresentou-se no Teatro Castro Mendes e agradeceu em pleno show. Eu estava lá.

A criativade desse gênio do violão era tamanha que excedia as infinitas possibilidades do instrumento. Então ele simplesmente inventou de inventar outro
:
a craviola.

Esse Campineiro ilustre vez ou outra afrontava a sua sublime humildade e, quase pedindo desculpas, permitia-se escrever músicas com letras. E que letras! 

Essa menina tinha uma simplicidade tocante e sempre me levava para uma dimensão desconhecida, uma história não vivida mas que ainda assim emocionava. Uma das melhores letras da música popular Brasileira, escrita como quem pensa e escreve sem pensar, por alguém que era fundamentalmente um músico mas inspiradíssimo poeta quando queria! 

"Menina, que um dia conheci criança
Me aparece assim de repente,linda, virou mulher.
Menina, porque fui te encontrar agora?
Te carreguei no colo menina, cantei pra tí dormir
Lembro a menina feia tão acanhada, de pé no chão
Hoje maliciosa guarda um segredo em seu coração.
Menina, que muitas vezes fiz chorar
Achando graça quando ela dizia:
-Quando crescer vou casar com você.
Menina, como pude te amar agora?..."

Quem quizer se deliciar com boa música e permite uma sugestão"Chico Buarque, primeiras composições". Ele  considerava as músicas do Chico "verdadeiras poesias, independente das letras, e as coloriu com açúcar e com afeto".
Essa foi a última frase no último CD.

Paulinho Nogueira, obrigado por ter existido e deixado tanta beleza à sua passagem.

Nilsson
Enviado por Nilsson em 04/11/2008
Reeditado em 27/09/2009
Código do texto: T1266402
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.