Império do Sol (EMPIRE OF THE SUN – 1987 -Steven Spielberg-)
Amo a aviação desde que nasci, é uma coisa nata, inexplicável, mas foi a partir de ter visto este filme que comecei a minha carreira de Escritor (por ora Amador), pois escrevi um conto na perspectiva do piloto que saúda o miúdo, Cristiam Bale no início da sua carreira e o meu actor favorito.
O máximo que tinha feito eram composições de 2 páginas, e comecei de facto a escrever mais a sério com esse primeiro conto.
Era um tipinho reservado e praticamente nunca mostrara o pouco que escrevia a ninguém, mas enchi-me de coragem e mandei o conto para o Diário de Notícias Jovem, e só não ganhei o primeiro prémio devido à extensão do conto, mas publicaram a parte mais importante.
Foi a minha primeira publicação, ainda hoje me orgulho dela, e por muito frutuosa que possa vir a ser a minha hipotética carreira no mundo das letras, nunca esquecerei que tudo começou ao ver Aquele Filme, que me marcou para sempre.
Lamentavelmente perdi o conto e dele só resta a fotocópia do jornal, ou seja uma parte dele, embora o tenha na memória quase intacto, algo de espantoso pois foi o primeiro duma série que actualmente ronda os 200 contos.
Costuma-se dizer que aquilo que amamos verdadeiramente não esquecemos, e talvez seja esse aforismo que me fez a memória proteger essas linhas com a mente e (quem sabe?), um dia as recriar como homenagem a um conto que foi o inicio de Tudo…