almoço solitário
Faz frio, não muito, porém o dia está cinzento e úmido. As pessoas se encolhem e aproximam-se buscando o calor das outras. Muitas conversam animadamente e o cheiro no ar é de almoço, aliás, almoços!!! Vários tipos de comida enchem o ar com seus odores...
A maioria das pessoas está acompanhada, eu estou só. Já almocei e tento ler algo...
Um casal próximo a mim discute, e o volume de suas vozes se eleva. A moça bate impacientemente com o garfo em seu recipiente de plástico, fazendo um barulho seco e irritante, mas não mais que o tom provocador de sua voz. O rapaz parece responder aos insultos porque calar-se poderia demonstrar fraqueza e parece que ele está cansado de passividade.
Mesmo que eu tente, nada ao meu redor, nem mesmo a briga, me faz parar de pensar em ti. Ao contrário, penso que se o tivesse ao meu lado, ou melhor, se o tivesse para mim, eu não estaria brigando... Antes escolheria sorrir e me encolher ao teu lado buscando abrigo do frio. Penso no quanto tenho esperado para tê-lo me dispensando carinho. No quanto espero pra viver contigo os bons momentos dos quais desfrutam os enamorados.
Olho novamente para o casal: o rapaz devora a comida como se pudesse devorar as palavras da moça, quanto mais ela chinga e esbraveja, mais vorazmente ele come. Já ela pirracenta joga a comida fora e desmentindo sua falta de apetite, toma um iogurte. Até mesmo quando ela o oferece algo, faz com uma rispidez que mais parece uma ordem e não uma oferta.
Me pergunto o que se perdeu nesses dois? O que os fez perder um ao outro? Parece-me agora que ambos estão em direções opostas e que mesmo quando tentam, nada há que os una novamente.
Pelo tom da conversa não há mais respeito, nem admiração, nem mesmo esforço pra manter o relacionamento. Minha vontade era de levantar e fazer aquela briga cessar! Lhes dizer que deveriam estar felizes em terem um ao outro, enquanto tantas pessoas desejam ter alguém ao seu lado para dividir pequenas alegrias.
Ou dizer-lhes que há tantas pessoas sozinhas, amando sem serem amadas! Que neste mundo louco é mais fácil ganhar na loteria do que ser amado e simultaneamente amar de verdade. Eu queria chacoalhá-los e dizer: " Hei, eu estou aqui com o coração apertado de saudade de alguém que diz claramente não gostar de mim, e que mesmo assim transfor meu dia quando o encontro... E vocês aí brigando?"
"Estou aqui esperando pelo momento que amarei e serei retribuída novamente pra ter momentos simples pra desfrutar e vocês dois jogando fora seu tempojuntos, seu almoço, por causa de uma briga? Ah, façam o favor!"
Mas tudo que consigo fazer é me levantar e afastar-me deles... Não consigo ver tanta oportunidade de felicidade jogada fora ao mesmo tempo!
abril de 2008