DIA DA SAUDADE...
Hoje os vivos alteram suas rotinas para cultuarem os mortos. Neste dia a saudade se faz mais doída, a presença daqueles que se foram fica mais forte e nos deixa melancólicos. Recordamos tudo que compartilhamos e, também, o que deixamos de compartilhar. Neste dia a saudade costuma transbordar e escorrer pelos olhos. É como se a vida parasse para celebrar a morte...
A saudade que sentimos daqueles que nos deixaram torna os dias mais longos, as noites mais vazias e não conseguimos fazer parar aquela lágrima solitária que nasce ao som de uma música, ao olhar uma fotografia, ao lembrar um momento vivido, que jamais será repetido.
O registro das lembranças arquivadas, que voltam para nos lembrar que a vida continuou, apesar da perda e da dor, se faz presente nas orações que fazemos, nas flores que ofertamos, no soluço contido, nas lágrimas disfarçadas, no abraço do reencontro com aquele amigo distante, no parente que só encontramos nos dias de visitar os túmulos.
E nossa memória, aquela cabana que abriga a saudade, parece selecionar a cena que mais lhe agrada, congelando em nossa saudade, aquilo que nossa alma gostaria de trazer de volta, mas não consegue.
Hoje é oficialmente dia de finados, mas prefiro chamar de dia da saudade. Como pode estar morto (ser finado) alguém que vive em nossa lembrança, que alimenta nossa saudade e se eterniza em nossa vida?
Façamos nossas orações, vivamos mais intensamente nossa saudade, mas não nos percamos nos labirintos das lembranças e da dor, voltemos nossos olhos para o presente e vivamos com intensidade nosso hoje, pois um dia nós, também, seremos apenas saudade. Cuidemos, pois, para que sejamos uma doce e suave saudade no coração daqueles que amamos.
Que o Deus da vida proteja nossas saudades com seu manto salvador, recolhenda-os em sua morada. Que nossos corações abriguem a saudade, mas libertem-se da dor. Que nossos olhos marejados não deixem de olhar o horizonte com um sorriso acolhedor aos que continuam caminhando ao nosso lado!
Que o outono instalado em nossos corações pela saudade, seja desfeito pelas águas de inverno que escorrem de nossos olhos e sucedido pelo calor de verão e pela alegria das flores primaveris, que brotam em nossas vidas através dos amores e amigos!
*Imagem pesquisada na net!