Velho Safado

Há dias fiz referência a transgressão suicida de Antígona ao sepultar o irmão Polinice. Uma leitora desavisada - certamente desconhece a tagédia grega – imaginou tratar-se do apocalípse. “Dureza desconhecer o berço da civilização ocidental”, pensei. Mas o espanto ficou nisso.Trata-se, afinal, de uma menina que tem a vida inteira para aprender e fazer, se quiser, muito mais bonito do que eu. Estava eu de bom humor e boa vontade.

Às vezes levo cada tombo, quebro tanto a cara em mil depaços... Temo não poder juntá-los em algum momento. Descubro ser mais tolerante comigo e muito mais carrasco com a estupidez alheia. Por esses dias subí às paredes por conta de uma crítica mediocremente escrita: não era internetês, nem fonética ou etimológica. Surtei ante a suruba ordinária com nome e sobrenome.

Hoje recebi outro comentário onde o leitor diz: “...do caralho esse teu texto! tu gosta de bukowski? olhá lá, não minta, tem cara de velho safado...” Eu gostar de bukowski? Que falta de respeito é essa? Isso só pode ser coisa de baitolagem... Um nome desse remete a quê? A putaria, claro! Tenho cara de velho safado? Puxei a peixeira e botei ao lado do computador. “Esse cabra tá me tirano eu, pensei; vou lhe rasgar o bucho!”

Mas, como o leitor está no Rio Grande do Sul e eu em São Paulo, vou tirar a dúvida no bom e velho google. Gente, que vergonha! O moço estava me elogiando ou, no mínimo, comparando-me o estilo ao do grande escritor americano, aliás, alemão; e mundialmente conhecido como Velho Safado: Charles Bukowski, que fez parte da Geração Beat. Bem que nunca botei fé no professor de literaura amerciana, durante o bacharelado. Tinha cara de bukowski!

A ignorancia é mesmo de rasgar a boca. Afim de punir-me exemplarmente, enfiei o dedo no ku e rasguei. Considerei pouco, entretanto. Qualquer hora dou o ku bem dado e faço um conto eletrizante!

Meu Deus! Que não leiam isso o Éder, a Seizinha, o Capitão... Deus me livre de mim. Credito, portanto, toda mácula ao “eu” lírico. Pois, eu sou um anjo; qualquer hora crio asas e alo-me aos céus de anil.

Pai nosso que estás no céu, santificado... Creio em Deus pai, todo poderoso... Santa Maria, mãe de ... Em nome do pai, e do filho, e do ... Assim seja.