Qual a importância dos grupos?
Qual a importância dos grupos?
Por: Tiago Caldeira
Eles estão por toda parte, e se apresentam de várias formas, onde: eu e você podemos nos inserir. Mas, para a inserção acontecer é preciso, antes de tudo, afinidade. Isso, mesmo coincidência de gostos, atitudes e valores, desta forma conseguimos passar boa parte do tempo nos relacionando com tal grupo e seus integrantes.
Mesmo com as minhas particularidades, sinto a "carência" de participar de um grupo. Pois é nele que, posso compartilhar valor, desenvolver ações, tanto de forma pessoal (subjetiva) como também de forma grupal, (objetivo oquê todo o grupo deseja). Mas, espera aí. Eu, me encontro em uma série de laços sociais! Como posso falar de inserção em grupo? Sendo que, hora estou em casa, hora na faculdade e sempre que, sobra aquele tempinho, lá vou eu andar de "skate" com os “amigos”. Ouch! Acho que estou procurando “pira para coçar” nesse negócio de falar da importância de grupos. Só agora percebo que é tão complicado quanto participar. Qual a importância dos grupos?
Há sete anos, comecei a fazer parte de um grupo onde não tem regras explícitas, mas, tem aquela questão da "moral" que está implicitamente em cada grupo. Fazer parte significa: ter afinidade, sentir se bem, e o que é melhor, realizar atividades semelhantes aos demais participantes.
Hoje, movido ao sabor do conhecimento, e entretenimento (fazendo pesquisa). Encontro um grupo com a minha “cara”. Agora, mais uma vez, tenho que falar aquela palavra, chamada: afinidade. É ela que me faz manter nesse laço social chamado: “recanto das letras”. Como em qualquer grupo tenho que, pelo menos, concordar com os seus princípios.
Expressar algo sobre grupo não é tão fácil quanto parece, entretanto, é bom e informativo. Não importa a sua “tribo” o importante é que, você tenha um relacionamento interpessoal, de preferência com quem tem gostos semelhantes aos seus. Um grupo tem um papel fundamental na construção de sua identificação, e até mesmo em sua personalidade, logo, posso te dizer que ele constituem sua "identidade".
(Tiago Caldeira da Silva)