É difícil mudar o mundo

Concluí meu estágio de Inglês numa escola municipal de Santo Antônio da Patrulha. Durante a prática, intentei colocar os estudantes mais a par dos diversos tipos de intercâmbio que se pode fazer. Com isso, foi necessário ressaltar a importância do idioma Inglês, sendo ele o mais falado no mundo.

Sempre me surpeendo com o desinteresse por parte de alguns alunos. No assunto "educação", a culpa costuma sempre ser colocada no professor. Entretanto, discordo e ponho a culpa nos alunos e em seus pais. Claro, há professores problemáticos, mas são minoria. Os alunos precisam ter consciência da importância de estudarem, de interagir no mundo, de mudar realidades, de terem uma vida melhor. É inadmissível quando não se interessam e, pior que isso, quando não são cobrados pelos pais.

Por isso, costumo dizer que mudar o mundo é muito difícil, pois o buraco do problema é sempre mais fundo do que imaginamos. Se dizem que a fonte de renovação está na escola, por tabela, está também na casa dos alunos. Não adianta só os professores motivarem. Vamos combinar que isso é uma tarefa árdua, não? Se é para mudar o mundo por meio da educação, que todos se comprometam!

Márnei Consul
Enviado por Márnei Consul em 29/10/2008
Reeditado em 08/03/2011
Código do texto: T1254543
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.