ONDE ESCONDERAM O SEGUNDO MUNDO?

Entre o primeiro mundo ... E o terceiro mundo
Quantos (mundos) existem?

Pelo propósito da definição, ao pular-se do primeiro para o terceiro mundo, entende-se que em algum ponto da história quiseram os mais "RICOS", os mais "PODEROSOS", imprimirem ao "RESTO" do mundo, um distanciamento enorme entre a condição de vida de alguns Países (PRIMEIRO MUNDO) a de outros.

Mostrando com isso, que a diferença entre eles eram tão grande que, mesmo todos esforços produzidos pelos menos "RICOS", jamais seriam suficientes para colocá-los numa condição de PRIMEIRO MUNDO, por isso, quando Países se mostram capazes de melhorar suas condições de vida, tornando-se independente economicamente, preferem então, os mais "RICOS", denomina-los de " EMERGENTES".

Seria mais ou menos como se dizer aqui no Brasil (classe RICA e classe POBRE, omitindo ou abolindo-se a classe média).
Pensando bem, aqueles que "IMPUZERAM" este distanciamento entre os povos, talvez  tivessem mesmo corretos, na visão de muitos políticos brasileiros, visto que, muitos anos depois, aqui em nosso País, prevalece a tendência do extermínio da classe média, assim, cairemos logo no mesmo erro, quando num futuro próximo tenhamos que admitir um Brasil de "RICOS" e "POBRES".

Entretanto, não fiquemos tristes de todo, afinal a todos os Paises e a todas as pessoas que ousaram a se desenvolver, melhorar sua condição humana, ainda lhes restou à condição de “EMERGENTE”.

Entende-se neste caso que, emergente é aquele ou aquilo que surge das profundezas, tentando colocar-se na superfície a respirar o ar imprescindível a sua própria existência. Em outras palavras: UNS FUDIDOS METIDOS A BESTA!




Paulo Cesar Coelho
Enviado por Paulo Cesar Coelho em 29/10/2008
Reeditado em 29/10/2008
Código do texto: T1254240
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.