A TROCA DE PAPÈIS

A TROCA DE PAPEIS

Tenho uma filha belíssima. Lindos os dentes, o sorriso, a gargalhada e o grito quando seu time faz gol. E grito bom, juntas, quando ocorre alguma coisa boa demais e inesperada ou surpreendente, os gritos são ao mais alto grau e risos, risos, risos e pulos e pulos até soltar toda a alegria sentida, reação feminina muito comum entre amigas. Seus cabelos não há moda e cosméticos, e cortes modernos que consigam enfeiá-los ou diminuir sua beleza. São castanhos pro claro quase louro, mas é mais bonito que o louro, com reflexos dourados, meio cobreados e finos e macios, e em muita quantidade, em ondas e cachos naturais; é uma moldura rica e linda para um rosto lindo de olhos grandes, sensíveis expressivos tanto na alegria, quanto na dor, na emoção e na inteligência, olhos castanhos que, às vezes, parecem verdes, claros ou escuros dependendo do estado emocional dela, que é transparente para os amigos, espelham toda a alma linda e confiável dela. Ela pode ter vinte ou trinta anos de juventude saudável, mas a alma é de cem de sabedoria, de perspicácia, sensibilidade e generosidade. Sua boca é a perfeição em todas as curvas e volume que a forma. Eu, que estudei escultura e arte e esculpi várias cabeças, nunca vi boca mais perfeita, harmoniosa e linda que a dela. É um gosto olhá-la. É lindo. É uma obra de arte. Ela não tem noção do quanto é bonita sua boca, textura e cor. Do conjunto harmônico que compõe e, tudo isto com uma pele perfeita, macia, deliciosa de pegar, aliás, o corpo todo, com pesinhos de dançarina que não crescem mais e mãos delicadas e doces, afetivas, elegantes, mãos do carinho, do abraço, da sinceridade, da amizade, do amor e da determinação do comando no trabalho e rápidas, velozes e produtivas nas diversas atividades feitas. Mãos de menina com covinhas nos dedos. Olhá-la é um prazer. Sua presença emana uma energia de um tão bom astral que o ambiente com ela presente logo se transforma.

Enquanto a descrevo ouço bem alto, CONCERTOS PARA VIOLONCELO de DVORÁK HAYDN.

Antonín era seu nome, jovem talentoso da Boêmia, e estes concertos estão associados a um dos grandes amores de Antonín Dvorák; a sua cunhada Josephina. Que lindo deve ter sido...

E JOSEPH HAYDN, anterior a Dvorák, imagino que tenham sido contemporâneos no violoncelo, Joseph com 55 anos e Antonín com 20 anos, jovem, deve ter absorvido o som de Joseph por volta de 1860 em Praga. Violoncelo é uma das coisas mais belas da vida, é apaixonante o seu som, e, nestes concertos, tocado por Jacqueline du Pré, com regente Daniel Barenboim é divino, só mesmo violoncelos para executar tal melodia.

Minha filha só pode ser descrita com esta magia de fundo dos violoncelos que ela adora. Tem tudo a ver mesmo.

Esta descrição de uma filha é o que todas as mães vêem de suas filhas e sentem também.

Ela voltou recente de Bruxelas e de Amsterdam e ficou na minha casa com o irmão, filho caçula; nós três amigos, mãe e filhos, saudade, amor, alegria e prazer, tudo junto ainda votamos nas Laranjeiras, no domingo, onde eles cresceram. Um encontro perfeito, na acepção da palavra. Juntos, juntinhos, curtindo a alegria de estarmos juntos. Tão raros e bons esses momentos...

Coisa boa entre nós duas é quando saímos juntas, de braços dados, num encaixe perfeito... Oh, Deus!

Em casa, em certo momento, ela estava no banheiro defronte ao espelho e eu, nem sei como, fui-me por ao lado dela espontaneamente, meio atrás, bem juntinho, curtindo a presença querida. Ela virou e indagou “o que é?”; “nada” disse eu... E ali continuei só sentindo até que a consciência me indicou que eu estava repetindo o que ela fazia nos seus cinco aninhos, vindo freqüentemente ficar perto de mim, confiante no corpo materno, alegrinha da vida e calma, enquanto eu nos meus afazeres domésticos. Era harmonia doméstica. Confiança. Amor.

Agora, quatro décadas de diferença entre nós, eu compreendi o que aquela criancinha sentia: acontecia o mesmo comigo, só com a troca de papeis.

Como é lindo o sentir de uma criança. Precisa-se viver toda uma vida para entender uma criança

MLUIZA MARTINS