"SEM PRESSA"
As sombras da noite vão chegando devagar, deixando escondido o sol que iluminou o dia que se finda.
As luzes das casas se acendem iluminando os grotões,as vielas, as ruas,fazendo com que a noite tenha clarões de luz, juntamente com estrelas distantes.
A brisa calma,ajuda as pessoas a se colocarem do lado de fora de suas casas,trazendo para o passeio suas cadeiras, avistando seus vizinhos que esperam ser chamados pra um bom papo numa noite de lua cheia.
As crianças brincam sem perigo maior,trazendo o sorriso nas faces daqueles que espiam sua travessuras, seu jeito peculiar de ser feliz.
A hora de se recolher vai chegando, as crianças são chamadas pra tomar banho, jantar, as cadeiras são recolhidas, os portões fechados, as luzes das varandas apagadas, e o silêncio toma conta das ruas.
Mais ou menos a meia- noite ouve-se um apito, dois apitos, três apitos; ninguém se assusta; é apenas o guarda noturno, que religiosamente zela pelo sono tranquilo daquelas pessoas.
Dias se passam, e tudo é feito da mesma forma , do mesmo jeito, e a vida vai passando sem pressa, sem inquietações causadas pela interminavél busca da felicidade a qualquer preço.
Pessoas livres de picuinhas,de tratos não cumpridos, livres do pavor, do medo do outro e do proprio lugar que se vive.
E outro dia novamente amanhece, trazendo a chuva que tanto alegra aqueles que dela depende, pra colher o feijão, a batata, a couve, o sustento dos seus.
A semana passa, o domingo chega; e ai é festa; missa e culto de manhã, churrasco no almoço na casa da mãe, da sogra, da tia.
A tarde o futebol, a cervejinha no final da pelada, a noite a reunião na praça, os namoros, as sacanagens sobre o time do amigo que perdeu.
E amanhã começa tudo de novo; com uma simplicidade, com a leveza daqueles que encontraram, as vezes até sem saber; a PAZ que tanto procuramos.
OBS:MINHA SINCERA E SIMPLES HOMENAGEM A MINHA QUERIDA PUREZA E TODAS AS COMUNIDADES QUE AINDA PRESERVAM ESSE MODO DE VIDA.