RIO: Dia de Eleições

RIO: DIA DE ELEIÇÕES

Na rua, a animação, todo mundo vai votar com o seu carro e a sua família. Como se fosse uma festa. Um trânsito e um calorão, dia colorido, movimentação, todo mundo na rua, os taxis nem tem freguesia quase, hoje é dia das famílias, dia dos cidadãos. É contagiante. No Rio há um espírito de humor e alegria que não tem em nenhum outro lugar, é a personalidade da Cidade Maravilhosa. Ela é maravilhosa, mas o calor não estava dando chance a ninguém de escapar dum suadouro.

É Gabeira versus Paes, no segundo turno.

Muita manobra política, principalmente dos empresários e gente que tem grana alta e interesses financeiros para os próximos quatro anos. Rola também o objetivo de ter o poder em mãos, claro, para exercer influências, no fundo todos visam um interesse direto. É pena que seja assim, mas é. O povo ainda não percebeu o seu poder e direito e isso convém muito aos que querem o poder a todo custo. O Rio tem recadação fabulosa. E tem muitos pontos positivos para realização de belos trabalhos e desenvolvimento para muito mais. O Gabeira tem mais a cara do Rio, irreverente, elegante, educado, humor, escritor e vê o Rio com o potencial que a cidade tem internacionalmente. O Paes é “um pau-mandado, um instrumento para outros exercerem o poder de prefeito, mais ou menos isto”, todo mundo sabe. A população escolhe o seu preferido pela simpatia ou por que sua igreja mandou, ou sua turma influiu na escolha, pois ninguém nem está muito ligado, pois ninguém mais acredita nos políticos. As lições anteriores de corrupção política chegaram àquele ponto de incredulidade, e raros os nomes de hombridade e coerência persistem naqueles que a população confia.

Apezar do calor, da alegria geral o dia foi festivo sim, cumpriram seu dever. Quem pode foi depois de votar, para uma refeição fora de casa, um shopinho, uma comida gostosa num restaurante mais fresquinho. O dia rolou com a expectativa de o seu candidato ganhar por pequena diferença, os dois estavam cabeça-a-cabeça.

Por mínima diferença perdeu Gabeira, teremos um governo menos alegre. Menos carioca. Enfim...

MLUIZA MARTINS