Ferocidade

Sou e posso ser feroz. Esta na raiz primordial dos meus genes. Minhas bisavós foram mulheres ferozes, capazes dos piores desatinos em nome da raiva, do capricho, raramente em nome da honra. Meu coração selvagem destruiu aldeias, comeu gente, anulou sonhos. Aprisionado, tornou-se ainda mais feroz, ainda menos indulgente, sobremaneira brutal.

Com raiva meu raciocínio deixa de exisitir, evapora-se, eu parto para cima com um jeito de fera e causo medo. Sou uma mulher grande, pesada, alta, com raiva sou um trator de esteira capaz de arrastar um guarda roupas de quatro portas, empurrar um carro, trocar um pneu teimoso, cometer os piores desatinos físicos.

Nunca me atrevi a bater num filho, ou num sobrinho, com raiva. As consequências são imprevisíveis, espero a raiva passar, ai sim, sento a chinela no safado - essa psicologia do trauma, pra mm nunca funcionou. Menino que não apanha fica safado, se apanhar demais, também fica. Chinela e cinto em doses homeopáticas, quando o pestinha não esta esperando costuma incutir senso e juízo ou pelo menos sitocômetro (instrumento extremamente necessário a vida cotidiana) para situar a criatura - a vida bate mais forte que eu, por isso jamais poupei minha sandália havaiana de sentar segura numa bunda rebelde.

Professora, acabei desistindo da sala de aulas; não acho motivação para educar os "cavalinhos" alheios, se a mãe não impõe respeito, paciência, mas, "comigo não violão", não dou intimidade. Acho triste que professor hoje seja pouco mais que um palhaço, que aluno não respeita. Aluno não tem que "gostar" do professor, ele tem é que respeitar, por que não é pessoa de sua intimidade.

Jovens professores, sinto muitíssimo se isso vai de encontro com o que vocês aprenderam com a novíssima didática, mas, na minha opinião, que não corresponde necessáriamente à verdade, aluno só pode e só deve falar quando solicitado, ou se tiver alguma coisa relevante a dizer. No mais, caladinho. As gracinhas e brincadeiras são desnecessárias, gostar de mim, é irrelevante, me respeitar é essencial.

Pelo mesmo motivo, não acho graça em menino amostrado, desses que as mães mais abestalhadas acham mesmo uma gracinha quando cometem as piores faltas de educação e civilidade. Não adianta sorrir quando o menino faz errado, por que ele cresce cretino, fiquem sabendo. Não adianta mandar a menininha imitar a Xuxa, por que a imitação é sempre uma tristeza. Ajudar uma personalidade a se formar significa, na minha opinião, por a criança em contato com as coisas sérias, reais, com bons livros e boa música, carinho, respeito, segurança e a indefectível chinela, quando e onde necessário. Não faça do seu filho um palhaço, a vítima pode ser você.

Minha filha e meus sobrinhos são criaturas sóbrias, comedidas e educadas, todos traumatizados por mim, Gracas a Deus e mesmo assim, em alguns deles, o susto não resolveu, deram em gentis safados, adoráveis sem-vergonhas, mas, pelo menos, inda hoje comportam-se impecavelmente em publico, são incapazes das safadezas tao comuns por ai, respeitam os mais velhos, cedem o lugar no ônibus à senhoras grávidas e idosos, abrem portas para os mais velhos passarem e, de quebra, aprederam a ser ferozes quando necessário, não levam desaforo pra casa e não aceitam injustiça.

Agora, uma coisa nãoo sou e não serei nunca, talvez por que me falte habilidade: falsa, dissimulada.

A falsidade me desmobiliza, me deixa perplexa. Eu que não vendo minha alma, não alugo mãe, não traio amigo, fico completamente demobilizada quando veja alguém fazendo isso. Tenho um certo pavor à mentira gratuita. Se a verdade não pode ser dita de um modo, que se diga de outro. Mas, que seja dita ou, em casos extremos, omitida temporariamente. Não alardeio as verdades dos outros, se nãoo puder alardear a minha. Não julgo e não condeno, não me acho no direito, não ofendo gratuitamente. Procuro não ofender ninguém, procuro viver minha vida como um tigre, no meio da jangal, escondido no bambuzal, criando seus filhotes com medo apenas dos homens, aceitando o sol e a chuva, a luz e a escuridão, assim como a morte e a vida.

Mas, essas coisas de falsidade, de acordos onde a matéria de troca seja a alma, a vergonha na cara e a amizade; dessas não me perguntem, eu não sei responder, eu não sei me localizar. Já disse, me desmobilizam, me paralisam, são armadilhas cruéis e covardes, construídas pelos humanos para destruir o tigre e reduzi-lo, mais das vezes, a um empoeirado tapete.

O T-Rex aparece para dizer que concorda com isso e cita a Bíblia (Provérbios,23:13-14) "Aquele que poupa a vara, estraga a criança" , porém adverte que quando os pais não estão interessados em nada além de bater isso não funciona, aliás, diz o REX:

- A maioria dos pais são merecedores da surra, darling, visto que parecem não compreender a imensa responsabilidade que representa um filho.

Concordo, dinossauro.

ProfessoraNadia
Enviado por ProfessoraNadia em 25/10/2008
Reeditado em 07/02/2014
Código do texto: T1248183
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.