A aventura de viver
Domingo, minha irmã me perguntou sobre o que era vida e eu respondi: “A vida é uma grande aventura, uma oportunidade para se aprender, arriscar, enfrentar desafios, amar, compartilhar e, sobretudo, se apaixonar, mas sem prejudicar os outros”.
Ela me olhou indignada e disse que eu não tinha mais idade para me arriscar, já que havia passado dos 30. Após alguma reflexão disse-lhe que não percebera a idade e que na vida sempre há tempo para tudo, inclusive para aprender. Diante disso, resolvi parar a discussão, pois percebi que poderia me magoar e magoá-la perante o seu ponto de vista.
Quando ela foi embora, fiquei pensando no assunto e percebi que a vida é mesmo uma aventura, uma grande oportunidade para aprendermos, para arriscarmos, para enfrentarmos os obstáculos e desafios, para amarmos intensamente, nos apaixonando a cada dia por aquilo que fazemos, pelas pessoas que estão ao nosso lado e, que se não der certo, partirmos para outra aventura, sem nos magoar ou lamentar. Não consigo pensar que uma pessoa perto dos seus 40 anos ou mais não tenha o direito de sonhar, de se arriscar ou de se aventurar pela vida afora. Pelo contrário, é isso que a fará sentir-se viva, sem o peso da idade ou de experiências que não deram certo.
Imagine passar uma vida inteira sem ter se arriscado, sem ter amado, sem ter se apaixonado várias vezes ou mesmo sem ter enfrentado inúmeros desafios?
A vida é uma grande caixa de surpresas, que traz consigo infinitos enigmas, que devem ser decifrados apenas por nós: os protagonistas da nossa história. A cada dia devemos aprender, superar obstáculos, enfrentar os desafios, os nossos medos, pois isso é que nos faz vivos; não importa o tempo, a hora, sempre haverá tempo para ser feliz!!!