ATÉ QUE A MORTE NOS SEPARE!
  
 
Há doze anos, desde o falecimento de meu pai, carrego um ponto de dor no lado direito das costas. Ele gosta de se localizar bem no músculo subescapular, mas se o massagearem bem, o danado foge: às vezes sobe, às vezes desce, às vezes dói na altura do estômago...
 
Essa dor é uma bandida que se casou comigo e não quer se divorciar de mim. Já tentei tudo: massagem, acupuntura, fisioterapia, alongamento, Gelol, gel de arnica, andiroba, Calminex de uso veterinário, e até benzimento.
 
Quando ela me aporrinha muito, eu encho os “sacos” de duas pessoas: meu marido que não pode dormir enquanto não massagear o ponto dolorido, e o Dr. Jairo Rocha que já enjoou de me atender em seu consultório.
 
Já fiz “trocentas” radiografias, ultrassonografias e uma endoscopia. Resultado? Nada! Ao mesmo tempo em que exulto com o diagnóstico, fico danada da vida porque parece até que essa dor é de mentira.
 
Dia desses fui de novo ao Jairinho que, por fim, resolveu pedir uma ressonância magnética. Ouço falar tanto nesse exame que não sei se fiquei feliz ou triste. De qualquer forma, fui procurar o Rio Doce Saúde para pedir autorização para fazer o exame. Após uma meia hora de espera, Priscila, uma gentil mocinha me atendeu e falou baixinho, talvez temendo me constranger: “O seu plano não lhe dá direito a esse exame, Sra.”
 
“Oh, dó!!”, disse-lhe eu. “E quanto é que ele custa?”, perguntei-lhe.
 
Ela olhou numa pasta cheia de números pequenos, que minha visão (curta) não permitiu prever. Olhou a requisição do médico e sussurrou: “R$936,00”. Ainda bem que eu estava sentada, pois consegui apenas balbuciar: “Não dá para fazer um desconto?”
 
Ela voltou a olhar a pasta, olhou a requisição, virou-se para a calculadora, tec, tec, tec, tec, tec.. e educadamente informou-me: “Dá para fazer por R$756,49, mais o contraste que custa R$180,00”.
 
Em dado momento eu acho que entendi porque a Priscila é tão gentil: se o paciente for cardíaco e souber o preço de um exame desses, pode enfartar ali mesmo. Acho que ela ficou com pena de mim e foi conversar com Eliane, que deve ter moral com alguém capaz de reduzir o preço.
 
Enquanto isso, não pude deixar de pensar comigo mesma: “escuta aqui, Norma, sua besta, você paga um plano de saúde e não um plano de doença”. Fiquei novamente “retada” com aquele “leão” que come mais de 25% do meu salário por mês, e se eu quiser um exame desses, ele me dirá que é problema meu.
 
Veio a Eliane de lá: “Oh, Norma, esse preço já está acima do que “eu” pago (pensei: eu quem, cara pálida? Eu ELA ou eu o Rio Doce Saúde?), mas vou ver com o pessoal se consigo um desconto maior. Sabe, é que tem que tomar contraste...”
 
Gente! Será que esse contraste é ouro líquido? Talvez ele seja encontrado em águas profundas, junto com petróleo? Será que o detentor da patente do aparelho a vende a preço de libra esterlina?
 
Ela anotou os números de meus telefones e hoje, finalmente, Priscila me deu o retorno: “ “Norma, o exame vai ficar por R$870,00, mas você pode negociar lá na Multiscan. Eles devem fazer por uma entrada de 40%, e mais 30 e 60 dias”.
 
Ah, bom!?!? Mas, por enquanto, estou pensando cá com meus “botões”: “Oh, dorzinha bendita, já que você gosta tanto de mim...pode ficar até que a morte nos separe!”
 
 
 
P.S: Thor e Jairinho que me agüentem. Não agüentaram até hoje?

 

NORMA ASTRÉA
Enviado por NORMA ASTRÉA em 24/10/2008
Reeditado em 14/05/2019
Código do texto: T1246423
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.