NORMA NAVARRO

No dia 27 de novembro de 2007, o Grupo Gestorh presenteou a comunidade linharense com uma palestra fenomenal sobre Motivação proferida por Leila Navarro, no Cerimonial Le Pallace. Como eu já conhecia a sua fama e já tentara trazê-la a Linhares, por ocasião do Congresso da Unilinhares (Concapi), organizei a minha vida para que eu e meu marido pudéssemos estar presentes.
 
Apesar da chuva fina que caía, chegamos pontualmente e sentamo-nos na primeira fila. Em dado momento, Aurimar Bianchi, um egresso do Curso de Letras, dirigiu-se ao meu marido, dizendo-lhe que a palestrante gostaria de falar com ele, ao que ele atendeu. Ao retornar, ele não quis me confidenciar qual era o assunto, mas eu deduzi que eles haviam combinado algo engraçado.
 
Dito e feito! Ao começar a palestra-show, sob gargalhadas e envolta em plumas de cor laranja, dançando assanhadamente, ela brincou sentando-se nos colos de alguns homens, chamou o meu e, de um pulo, enganchou suas pernas na cintura dele. Foi muito engraçado porque meu “príncipe consorte” além de ser introvertido e não saber dançar nada, já teve problemas de coluna há alguns anos.  Vi a hora que ambos cairiam e ri muito.
 
Não relatarei toda a palestra aqui, porque se você estava lá sabe como foi, e se não estava, deverá meter a mão no bolso e pagar para vê-la, na próxima vez, pois ela vale muito mais do que a Gestorh cobrou.
 
Embora a palestra seja show, a essência de sua fala é o “segredo” que eu já conheço há muito tempo, por meio de leituras científicas. Ela não usou este termo e nem disse que o segredo está metaforicamente expresso até nas orações que rezamos diariamente. Não traduzirei as metáforas a que me refiro, porque você dirá que eu estou inventando. Adianto-lhe apenas, que os nossos maiores inimigos são os nossos maus pensamentos.
 
Eu também acredito que nossa programação mental é responsável pelos nossos sucessos ou insucessos; portanto, se não mudarmos, nada mudará. O problema é que as crenças erradas começam na infância e se cristalizam, sendo difícil delas nos livrarmos. Por mais que saibamos o segredo, existe dentro de cada um de nós um diálogo interno, totalmente errado, feito pelos nossos pensamentos, que atrapalha tudo. Assim, é necessário ler constantemente e vigiar os nossos “inimigos”.
 
Voltemos a Leila. Ao dizer que era sagitariana, eu lembrei-me de que recebera, pela internet, informações sobre os perfis de pessoas conforme suas datas de nascimento. Leila aniversaria dia 05 de dezembro e amanhã, dia 03, é o meu aniversário. Veja só:
 
 
DIAs 5- DIA DA VERSATILIDADE- O nascido neste dia é normalmente divertido, alegre, ousado, dotado de poderes psíquicos, imaginação fértil, versatilidade e também amante da liberdade. Em virtude de ter os ouvidos muito sensíveis (não gosta de receber ordens), vive constantemente em busca de dinheiro, por vezes de maneiras totalmente inusitadas, sem qualquer medo de correr riscos. Gosta de estudar e de saber, para poder conseguir atingir seus objetivos com mais facilidade. Viajar por diversão, estudo ou satisfação do ego, também fazem parte da sua personalidade. É obstinado em seus propósitos (impaciente e impulsivo) e não descansa enquanto não consegue atingir seus objetivos, mesmo que tenha de usar de artifícios pouco convencionais ou prejudicar alguém. Gosta de estar em contato com o público, de preferência sendo o centro das atenções, e no trabalho sente-se melhor em ocupações que o coloquem em contato com pessoas, mas que estas lhe permitam agir e exprimir-se livremente[...].
DIAs 3 = DIA DA POPULARIDADE- O nativo deste dia é um ser de rara animação, criatividade, expressão e popularidade. Pode parecer irresponsável para alguns que não o conhecem bem, mas na realidade é um ser altamente responsável, justo e prestativo com tudo e com todos. O três é intuitivo, original, honesto, dedicado à família e aos amigos (aos últimos, às vezes até demais). Gosta de profissões movimentadas, aquelas em que pode aparecer e demonstrar toda a sua versatilidade, sentindo-se totalmente à vontade quando em contato com o público, gostando de ser elogiado, bajulado e de preferência sendo o centro das atenções. Pelo seu lado extrovertido e amistoso, não suporta ser criticado, apelando para o sentimentalismo daqueles que o criticam ou simplesmente lhe dão 'conselhos'. É do tipo que trabalha em inúmeras atividades ao mesmo tempo e que quase sempre as deixa a meio caminho, ou seja, tem muitos começos e poucos fins [...] Na realidade, é um ser lutador, criativo e liberal, que usa de seus predicados, principalmente a oratória, como sustentáculo de sua vida.

O fato é que mesmo antes de saber a data de nascimento de Leila, eu percebi que ou ela deveria ter nascido Franco Nunes (meu sobrenome de solteira), ou eu deveria ter nascido na família Navarro, ou nós duas deveríamos ser filhas de Dercy Gonçalves, embora essa tenha nascido em 23 de junho de 1907.
 
O que nós três temos em comum é que não temos medo de mico, não somos travadas, somos alegres e não coramos nem um pingo ao falarmos besteiras, que chocam os mais recatados ou puritanos.
 
De nós três, porém, Leila é quem mais aprendeu a transformar seu talento em muita grana. Sei que ainda terei de comer muito feijão para chegar aos pés dela, mas estou pensando, seriamente, em virar uma espécie de Norma Navarro.
 
Começarei treinando o encaixe de pernas na cintura de meu marido, todo dia. Se a coluna dele não se danou com o pulo dela, comigo é que não poderá. Rs,rs,rs,rs...