Meaípe - Um Lugar Chamado Desejo

Meaípe é um paraíso! É assim que um colega fala desse balneário localizado a 10 quilômetros de Guarapari. Concordo com ele. Com suas praias de águas claras, com ilhotas, recortadas por arrecifes, areias grossas e sombreadas por castanheira, é um convite irrecusável para um delicioso banho de mar. Meaípe é uma das mais antigas colônias de pescadores da região, rica em tradições e costumes, principalmente na culinário, como a típica moqueca capixaba.

Meaípe que dizer “rio do povo”. A região produz artesanatos de beleza e originalidade, como a arte, que passa de pais para filho, da de bilro, renda de mesa, entre outros produtos. Sempre que posso é lá que eu recarrego minhas energias. Gosto do banho de mar, de saborear o bolinho- de – aipim da Barraca da D. Zezé com uma cerveja “ estupidamente “ gelada, admirar a Igreja no alto do morro, o mar de um azul sem igual e,principalmente, o inesquecível pôr- do – sol.

O local não é só praia. Na alta temporada a vida noturna é movimentada, com bares, restaurante e casa de shows.

Nesse recanto tem algo que me lembra a infância: As suas ruas são de terra batida. Não existe nada mais agradável do que pés descalços no chão da terra. Torço para que suas ruas continuem assim, pois seria muito triste se Meaípe perdesse seu ar bucólico.

Lá é mesmo especial ! Em sua geografia sinto o dedo de deus no seu dia de extremo bom humor e bom gosto. Meaípe é como a mulher amada. Nas areias de suas praias calmas me sinto debruçado na janela da lua contemplando estrelas distraídas. Sua brisa tem cheiro de mulher depois que ama.

Enfim, Meaípe é poesia e magia de bem viver. Por isso, aguardo ansioso o próximo feriado para mergulhar nos braços de mar desse belo lugar.

Roberto Passos do Amaral Pereira
Enviado por Roberto Passos do Amaral Pereira em 17/03/2006
Reeditado em 25/08/2006
Código do texto: T124515