SOFISMA

Texto Original: Daniel Maciel

O sofisma está presente nas relações interpessoais, mais do que se imagina. O discurso da virtude choca-se frontalmente com a realidade dura e cruel das mentiras. O engano é o mais poderoso dínamo das mudanças ou manutenções de relacionamentos e sistemas. Engana-se quem pensa que a solidez da verdade serve de base para o sustentáculo de planos, quando este trata com quem troca a verdade pela mentira.

Engana-se quem acha que é o Todo-Poderoso, em um mundo onde as relações de poder dependem muito do que os outros pensam e de fatores externos que vão além do centro do umbigo do ser humano. Engana-se quem acha que está com os pés fincados na terra sólida do domínio, quando o ser humano é ávido por liberdade e independência. Em um mundo em que a sofisma, a traição, a mentira, caminham ao lado de promessas, desejos e aspirações.

Desde Nabuconodonozor, que de imperador tornou-se um louco varrido até Sadan Hussein, que de ditador temido tornou-se um pobre homem afugentado, perseguido e foi encontrado escondido em um buraco. Desde Abel que foi assassinado por sue próprio Irmão, até Collor que teve como seu principal denunciante o seu próprio irmão e foi cassado do poder. Desde Davi que foi traído pelo próprio filho até Júlio César que foi esfaqueado pelas costas pelo seu melhor amigo Bruto, a vida mostra que as situações mais inusitadas acontecem ao longo da vida aos que pobremente passam pela vida como mais um ignorado cidadão, até aos que ocupam os mais altos escalões do poder.

Engana-se quem confia na sua própria força, capacidade, genialidade e ignora que ao seu lado há alguém que não é tão bobo quanto se imagina. Em um mundo que está em lenta, porém em constante mutação, até mesmo as relações sociais mudam, lentamente, porém mudam. São vários os fatores que contribuem para as mudanças sociais: miséria social, desrespeito as leis, abuso de poder, choque entre as classes e na democracia, através de uma profunda manifestação do desejo popular, manifesto através do voto. Seja como for, as mudanças ocorrem e engana-se aquele que não busca entender os vários fatores que podem levar a estas mudanças.

Engana-se quem pensa que enganando vai manter um sistema, seja ele qual for. Pois qual areia movediça que engole tudo que pisa seu flexível solo, o engano engole lentamente as artimanhas criadas pela genialidade do sofisma. Perde-se a criatura e o criador do sistema mentiroso, perdem-se os ideais e os idealizadores, fecha-se um clico. Até que a insatisfação seja geral e ninguém atenda mais os interesses do enganador.

Daniel Maciel
Enviado por Daniel Maciel em 24/10/2008
Código do texto: T1245106