Ui... Minha Sogra!

Dizem que os descendentes de italianos são muito ligados à mãe. Com isso concordo plenamente. Sou um defensor de minha velha, só eu posso brigar com ela. Por isso quem entra na minha vida amorosa leva na bagagem a matriarca também. Pode parecer algo imaturo, mas não estou nem aí para quem discorda. Mãe é mãe e ponto final, sem discussão.

Comecei a pensar nisso quando me liguei no fato da minha atual sogra ser uma completa desconhecida pra min. Sei apenas o que Suca me conta, coisas que, desde ontem, comecei a compilar, quando me relatou suas experiências em casamentos anteriores. Senti que a minha sogra, assim parece, é uma tremenda carne de pescoço. Algo que só o Sr. Jesus consegue administrar, estou falando do marido dela. É... Como se nota até nos nomes existem presságios!

Suca andou me contando como tem sido o relacionamento com a sogra, minha mãe, coisas que ela vem administrando durante esses dezoito meses de convívio com minha família. As manias, costumes, jeito de ser, como queira, cada um tem as suas. Minha velha já conta com 74 anos de vida, imaginem quantos desses ditos “costumes” ela coleciona. Talheres, porcelanas, tapetes, cadeiras, uma verdadeira paixão por “máquinas”. É isso mesmo, ela adora possuir máquinas, adora falar delas, das marcas, onde ficam as fábricas, seus proprietários, eficiência dos equipamentos dessa ou daquela marca. Isto acontece desde o aspirador de pó, que é da mesma marca que a máquina de lavar roupas, até o radinho de cabeceira que é parente da televisão... Eletrodomésticos, isso mesmo, ela adora seus utensílios do lar e exige dos usuários uma espécie de “curso aprovado” pelo proprietário, ou seja, somente com a prévia aprovação dela é que podemos operá-las sem restrições.

Duas mulheres querendo fazer um serviço e as “máquinas” no meio disso... Suca é uma pessoa formidável! Lida com tudo isso e as histórias que sempre acompanham qualquer coisa que se queira fazer na casa de minha mãe. Os filhos já estão acostumados, não se dão conta de nada disso, mas quando uma outra pessoa começa a contar como foi isso ou aquilo que andou fazendo na sua ausência, os apertos vividos pelos de “fora” ficam patentes. Essas mulheres são mães, donas de suas casas, independentes, verdadeiras rainhas... Está conseguindo ver a cena, não?

Quando comecei a pensar... Como seria o outro lado da moeda? Fiquei alarmado! Vou passar por tudo isso com minha sogra também! Será que terei tanta paciência assim? Quais serão as manias que terei que enfrentar durante um dia, inteiro, de convívio? Será que posso levar ela pra tomar uma gelada? Falar palavrões... E soltar um Pum?!?... Não vou nem falar daquela coçada de saco, gostosa, que só se permite em botequim tipo “cospe grosso”. É... Será que ela encara o meu botequim predileto? Agora estou na dúvida, podem me escrever dando suas opiniões: sogra se leva pro botequim, lá é lugar de sogra, será que ela vai “azedar” a cerveja, azucrinar os amigos? Acho que não vou levar ela pro boteco!

Ficar em casa também tem seus percalços... Ligo a televisão e coloco no canal de notícias. Será que vou ter que ter opinião formada sobre todos os temas e acontecimentos? O que pode ser pior é se ela for discordando de tudo, só pra... Hummm... Na mente dela pode existir assim uma espécie de tática para avaliar o “canalha” que está “se aproveitando” da filha... A danada da velha vai divergir acintosamente, tentando com isso me conhecer melhor. Vai acabar conhecendo o meu pior. Nossa! Só de pensar já estou ficando meio aborrecido.

Então vamos preparar um almoço pra sogrinha... Isso pode ser uma tremenda furada. Descasca assim, corta assado, mexe a panela só pra esquerda. Tá faltando isso, aquilo, aquilo outro. Isso não é feito assim... Aí você não segura a onda e põe tudo a perder: - P! Pode sentar por aí e esperar, se a senhora não gostar eu jogo tudo fora e vamos a um restaurante. – com sogra até fazer café é problemático, minha mãe, por exemplo, atualmente só usa a cafeteira que é da mesma marca da máquina de lavar que é da mesma marca do aspirador de pó que é assim-assim com o processador... Vai lá... Vai lá e encara pra ver!

Caso sua casa possua um jardim a coisa pode complicar muito... Se for bem tratado e com plantas ornamentais de difícil cultivo você passa por “meio bicha”. Se não tem árvores frutíferas é “burro”. Caso a grama não esteja bem aparada, um tapete, é “relaxado e preguiçoso”.

Nesse momento ela vai notar a pintura da casa, o estado geral de conservação do imóvel... Se der mole vai entrar num inquérito, vai ter que responder todo tipo de pergunta desagradável. Vai acabar ficando desgostoso da vida!

- Aaamoooorrrr... Vou comprar cigarros.

Lá pelas duas da madrugada volta bêbado... Perde mais uma namorada!

- Quem inventou a sogra só podia ser “brocha” mesmo, tentou muito ter uma e nunca conseguiu!

A.Luiz Canelhas Jr. – 18/10/2006

luiz.canelhas@ymail.com

Saquarema – RJ