Aquecimento Global ou Esquecimento Global, qual a sua opção?

Alguns dos grandes pensadores e cientistas estão alertando sobre as mudanças climáticas no planeta, enchentes, falta de água, deslizamentos, furacões, paralisação das correntes oceânicas, elevação dos oceanos, incêndios, estações do ano não previsíveis... Tudo por ganância “deles” e ignorância nossa! A própria tecnologia que criamos fazendo de nós um bando de escravos fugitivos dentro de nossos países.

Levamos milhares de anos convivendo com uma população mundial suportável, aproximadamente dez mil gerações viveram sobre a crosta terrestre, usufruindo dos recursos renováveis fornecidos pela mãe natureza. Renovável em função da possibilidade de se restaurar, curar suas feridas, recuperar-se dos golpes desferidos pela espécie humana. Em 1945 chegamos a 2,3 bilhões de humanos sobre a face da Terra, já em 2005 estávamos em 6,4 bilhões, projeções apontam para o número de 9,1 bilhões em 2050. Será que o planeta suporta fornecer recursos para tantos?

- Paieee... Quero um computador. Mãeeee... Quero “aquela roupa” para ir à festa da fulana.

São “players”, games, bikes, Nikes… É arroz, feijão, carne, ovos, peixe, leite, pão... Contamos com a luz elétrica, água encanada, sistemas de coleta de lixo, esgotos, saúde pública, escolas... Queremos carros novos, motocicletas, bicicletas, transporte público... Trocar a geladeira, microondas, multiprocessadores, sanduicheiras, batedeiras, forninhos, torradeiras, fogões... Já ia esquecendo... Televisão, “home theater”, DVD, CD, MP3 e toda aquela tralha que é vendida no “Shop time Channel”. Eu sei... Eu sei. Você acaba de se lembrar de um monte de coisas que custaram seu rico dinheirinho e não enumerei nenhuma delas. Tudo bem disque para o 0800 e reclame a vontade. Mas a pergunta fica no ar: Como você viveria sem todas essas coisas? Tudo isso depende dos recursos planetários para ser fabricado e se manterem em funcionamento. Estamos viciados em energia, dependentes de uma serie de equipamentos que não entendemos como funcionam... Que diabos somos nós então? Será que somente um bando de vendidos que caminham para o fim de nossas existências, não se importando com a sobrevivência dos que ainda estão por nascer? Não fique chateado... Ainda!

Alguns dos estudiosos dessa nova era de catástrofes, que fatalmente teremos que enfrentar, afirmam que: Para voltarmos a viver nos padrões de consumo que não alteram nosso estilo de vida – aqui fica claro que esses Ph.D.s não são brasileiros vivendo em certas áreas do nordeste brasileiro, não vivem na Etiópia, certamente poderiam ser “assalariados” do nosso corpo político (como queria ter uma salário de Senador, coitadinhos ganham tão pouco!), acho que ficou claro – voltando a vaca fria, afirmam que deveríamos voltar aos números de 1945, ou seja, reduzir pela metade a população mundial. Somente assim nossos netos poderiam ter uma chance de viver como um “classe-média” norte americano. As lideranças africanas, as boas é lógico, estão pedindo que as populações de suas nações possam ter um pedaço de terra cultivável e água limpa para beber... É... Eles pedem somente isso! Agora você já pode começar a ficar chateado... Pelo menos um pouquinho, né?

- É rapaz esse negocio de aquecimento global é sério mesmo, tava vendo no programa de TV no domingo. Será que o mar vai mesmo pegar a casa de todo mundo? Acho melhor começar a juntar dinheiro e mudar para uma cidade longe dessa coisa toda... Paulão me vê mais uma super gelada daquelas... Bem gelada hein.

- Marquinhos vê se para de reclamar. Detesto esses papos chatos! Esquece isso meu camarada, ninguém vive pra sempre mesmo... Quero beber, comer e viver a minha vida. Que se danem esses cientistas todos. Lembra de quando eles só falavam de guerra atômica? Pô cara, não aconteceu nada, deixa de ser “Maria vai com as Outras”. Mas me diz aí: Quanto foi o jogo ontem?

Será realmente necessário praticarmos o Esquecimento Global e nos equipararmos à “classe-média” norte-americana ou aos nossos “Criadores de Leis” lá do DF?

Puxa vida... Isso é que é uma dura decisão!

A. Luiz Canelhas Jr. – 14/08/2007

luiz.canelhas@ymail.com

Saquarema - RJ