Definições de carinho
Águida Hettwer
 
      Renascer das cinzas soprando-as ao vento, perdoando uma ofensa, construindo um novo caminho. Seguindo em frente, permitindo-se a errar tantas vezes quanto forem necessários, tropeçando-nos mesmos erros até não mais cometê-los. Respeitando a autenticidade de cada um, valorizando pequenos gestos de carinho, não esperando da vida grandes eventos, mas transformando efêmeros momentos, imensos, pela riqueza de detalhes. Carinhos enfeitam e eternizam cenas do filme da vida, a memória armazena e retêm o perfume da flor colhida, ainda escorrendo orvalho, do acarinhar da face antes de adormecer. Da gentileza delicada no falar as palavras certas no momento certo. De colocar-se no lugar do outro, antes mesmo de apontar o dedo. A felicidade nos revela seu grande segredo, quando somos humanos o suficiente para aceitar nossas fragilidades, e passamos viver libertos, lançando as algemas ao chão. O ouro e a prata, não cobrem o valor de um gesto de carinho singelo e sincero. Viver em um castelo, não significa ter nobreza de espírito, podemos ser miseráveis mesmo rodeados de riquezas. A maturidade nos chega à porta e nos traz nas mãos, uma nova visão do mundo o que era de suma importância outrora, hoje não passa de supérfluos. Uma mesa posta, com toalhas de renda branquinha, um alimento preparado com capricho e carinho, demonstra o quanto somos zelosos com quem amamos. No mais ínfimo dos gestos, encontra-se a grandeza do ser. Faltam-nos intimidade e liberdade de atos, de olhar para os lados e não para si mesmos. De acolher com palavras, respeitando diferenças. Compreendendo que pessoas são frágeis, por mais fortaleza que tentam representar. Que por trás da casca adornada e postura elegante, um ser existe tão especial para Deus, por isso nos permitiu sermos diferentes uns dos outros. Para mesclar raças, cheiros de pele, tom de vozes e línguas, pequenas e grandes estaturas num mesmo bater de corações.
 
 
 
21.10.2008