VIAGEM DE SONHO

Pelo menos uma vez por ano e desde 2004 costumo viajar pela Europa, dirigindo-me à localidade Francesa de Taizé, onde passo uma semana em semi-retiro espiritual.

Pelo caminho paramos e fazemos turismo em cidades tão diferentes como Barcelona, Paris (a minha cidade preferida), Clony, diversas cidades francesas e algumas Italianas, enfim, cada ano tem um programa que acaba por se repetir, embora não me importe de todo pois há sempre coisas novas a descobrir nessas cidades.

Mas francamente…

Sinto a falta de viajar sem rumo, sem itinerário pré-definido.

Quando era mais novo e fazia campos de férias, por vezes perdia a camioneta e tinha que ir para esses campos sozinho e seguindo um itinerário imprevisto (isto é, tinha que chegar num espaço de 3 dias, mas até lá e até onde o dinheiro me permitisse era livre para fazer o que eu quisesse…) foram os anos de liceu em que descobri uma parte do chamado “Portugal Real” que contribuiu imenso para a minha formação enquanto ser humano, foi a minha primeira janela aberta ao mundo.

Depois vieram os tempos do Ensino Superior, dos exames em Setembro e de uma assombrosa falta de tempo…Seguindo-se os anos em que comecei a trabalhar e devido à minha deficiente gestão de tempo acabava pró fazer sempre férias em Portugal e quase no mesmo local, sempre com o maldito tempo contado.

As viagens a Taizé abriram-me então os horizontes, mas sinto a falta de mais casualidade…

Tenho no entanto um plano.

Se daqui a algum tempo o conseguir, vou de comboio Europa fora, aleatoriamente, tendo como destino final a Rússia, explorando no trajecto o que bem entender, parando onde me apetecer, conhecer os povos no seu elemento e beber das suas vastas culturas, engrandecendo a minha.

Apesar de ser uma adepto fervoroso da aviação, o avião é limitativo pois não podemos pura e simplesmente parar onde nos apeteça, e ir de carro implica ter de dormir certas horas e seguir certos percursos que se consideram seguros, e de francamente não gostar de fazer grandes trajectos a conduzir…

Ora de comboio tudo é diferente, e a liberdade ganha uma nova e mais vasta expressão…

Sim…tenho mesmo que arranjar um mês, preparar a mochila, comprar um Mp3 de maior capacidade para que possa ouvir durante as infinitas e saborosas horas da viajem musica sem parar e fazer dela a minha banda-sonora para a minha viajem de sonho.

E só espero que não falte muito, pois o bichinho de nómada começa a mexer demasiado comigo…

Miguel Patrício Gomes
Enviado por Miguel Patrício Gomes em 21/10/2008
Código do texto: T1239947
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.