E POR FALAR EM SAUDADE...

A saudade move o mundo e faz parte da vida. Tudo se torna saudade. Um momento especial que se vive se torna saudade examente um minuto depois que ele passa. Quando, feliz, você diz "oi", para alguém, sabe que também irá dizer "adeus" ou "tchau". E a gente passa a vida se despedindo de pessoas especiais, que partem de nossas vidas ou que partem nossas vidas assim que elas acenam sua ausência. Seja por acidente, seja por estar atrasada para um compromisso, ou para uma festa, ou para dormir. As pessoas chegam e partem. E dizem oi e dizem adeus. E nós, não chegamos nunca a conhecê-las por completo. Nem elas a nós. Mesmo assim, elas deixam a saudade. Assim como nós também fazemos a saudade bater na porta de alguém. Há também momentos que não parecem ser especiais. São simplesmente corriqueiros, cotidianos. Mas, com o passar do tempo, são esses diminutos momentos é que ecoam por uma vida inteira. Às vezes, coisas tolas e imperceptíveis é que acabam gerando um universo de emoções para quem os viveu. Você vive uma cena e ela reverbera por toda a existência, martelando em sua mente os detalhes, repassando os diálogos, os gestos, as cores, os sabores. A saudade também reiterpreta algumas cenas, reescreve diálogos. "E se eu tivesse dito isso ou feito assim?" Desta forma, as lembranças surgem como são, intactas. Mas, as vezes, se apresentam com diferentes versões de como poderia ter sido. Sugerem uma nova direção, outra atuação e as lembranças são estendidas, reinterpretadas, diálogos novos aparecem, surgem outras situações, tudo muda. E tudo ganha um final feliz. Mas a lembrança em si não pode ser negada. Ela está lá no arquivo do coração e da mente.É um beijo suave, uma viagem especial, uma fotografia perdida, uma canção desconhecida, um filme muito bom que você não lembra o nome e nenhuma locadora tem, é o sabor de uma comida preparada com carinho, é um brinquedo da infância, é um amor que se teve e que se perdeu, um sonho não realizado, um caminho não trilhado. Há tantas coisas. A saudade faz com que um minuto vivido torne-se a lembrança de uma vida inteira. A gente passa a vida inteira tendo saudades e dizendo "oi" e dizendo "tchau". Como será a saudade que sente quando chega o momento de se despedir da própria saudade?

Márcio Brasil
Enviado por Márcio Brasil em 20/10/2008
Código do texto: T1239189
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.