Mais coisas que aprendi com meu amigo

 

 

O meu amigo Clésio é sempre uma fonte de inspiração para as minhas crônicas. Agora mesmo ele me enviou uma lista interessantíssima que diz ser cultura inútil. Mas certamente não é tão inútil assim porque além de me fazer rir está me fazendo escrever. Talvez até vocês já conheçam ou tenham visto algo semelhante nessas inúmeras listas que a internet distribui para o Universo, mas se estou repetitiva me desculpem. Aposto que tem muita gente que desconhece essa lista e por isto vou retransmiti-la aqui com os meus comentários porque já está se tornando um hábito comentar tudo o que leio: desde os livros aos textos do Recanto.

 

 Ultimamente eu tenho me sentido uma girafa, ou melhor, eu tenho usada a imagem de uma girafinha para me identificar. Pensei até em mandar faze um ex libris para marcar os meus livros. Por quê?  Já disse em outra crônica: a girafa tem os pés bem plantados no chão, mas a cabeça nas nuvens. Mas o meu amigo Clésio acaba de me garantir que a girafa pode limpar suas próprias orelhas... com a língua e isso por mais que me esforce eu não consigo fazer. Como eu sou bastante sugestionável toda vez que eu for usar esta comparação eu vou acabar tentando limpar minhas orelhas... com a língua e acho que isso não vai pegar bem. Acho que terei que buscar outro animal para marcar os meus livros, desde que não seja o avestruz que tem o olho maior do que o cérebro. Meu olho já é pequenininho e se eu for me comparar ao avestruz estarei dizendo que no meu cérebro não cabem nem dois neurônios.

 

 Diz ele também em sua lista que comer maçã é bem mais eficiente para manter-se acordado do que tomar café. E eu que estava evitando tomar café à noite para ter um sono mais tranqüilo e acabei substituindo-o por uma maçã daquelas bem suculentas. Todas as noites eu vou até a geladeira e trago uma maçã para a frente do computador.  Não é a toa que ando perdendo o sono ultimamente, acho que vou voltar ao café.

 

  Aprendi que ao levantar-me é sempre bom espreguiçar para estender os músculos e levantar mais bem disposta. Faço isso desde sempre, mas agora vou parar. É que parece que as formigas também espreguiçam quando acordam e estou acreditando firmemente que é por isso que elas trabalham tanto. Como cansei de ser formiga e estou planejando ser cigarra acho que agora, ao acordar, em vez de espreguiçar eu vou é cantar.

 

 E agora me respondam? Qual é a cor de suas escovas de dente? Segundo a tal lista as azuis são mais usadas do que as vermelhas. Como a cor azul é usualmente associada à figura masculina, será que os homens escovam mais os dentes do que as mulheres? Quanto a mim não faço parte dessa estatística, eu sou um indivíduo especial, minhas escovas são verdes para combinar com meu banheiro.

 

   O verão está chegando e eu estou me preparando para viajar. Vou aproveitar o nordeste onde passarei dez dias torrando ao sol... como um porco. Pois é isso mesmo amigos, o único animal que se queima ao sol além de nós, os racionais, é o porco. Assim não é errado quando nos encontrarmos com alguém recém chegado de uma praia falar com nossa melhor voz: Puxa que legal você está queimadinha feito uma porca!

 

     Já me espantava saber que cavalos dormem em pé, mais espantada fiquei ao saber que os golfinhos dormem com um olho fechado e outro aberto. Assim se a gente olha de um lado e vê que ele está com o olho aberto para confirmar que ele não está dormindo temos que conferir o outro olho.

 

       Se você adora sorvete de baunilha faz parte do maior grupo de tomadores de sorvete do mundo. Um terço dos sorvetes vendidos no planeta é de baunilha.  Eu não, meu sorvete preferido é o de chocolate. Ou o de coco. Mas detesto sorvete de baunilha.

 

   E, se você é canhoto dê um jeito de aprender a usar a mão direita porque os destros vivem nove anos mais do que os canhotos.

 

          Que a língua é poderosa eu sempre soube por que é com ela que podemos usar as palavras mais belas e as mais terríveis e fazer outras cositas mas, como por exemplo, limpar os dentes,  no entanto eu nem desconfiava que ela fosse o músculo mais potente do corpo humano. (Potente, mas não ágil, não consigo fazê-la chegar até as minhas orelhas).

 

   Para confirmar certos conhecimentos absurdos que estou adquirindo ao ler esta lista vou ter que fazer muitos exercícios tais como tentar levantar o meu laptop com a língua, ou espirrar de olhos abertos... Experimentem e me contem. Aqui também está dizendo que uma gota de óleo jogada em vinte e cinco litros de água torna essa água imprópria para o consumo o que realmente não tem nada de inútil e acaba sendo muito preocupante. Mas é lógico que não se trata de óleo de cozinha se não já estaríamos todos mortos.

 

    Se rir durante o dia faz a gente dormir melhor a noite, todos os programas cômicos deveriam passar na Sessão da Tarde. Isso talvez explique porque às vezes rimos tanto a noite inteira, quando estamos em uma esbórnia daquelas, que no outro dia dormimos o dia todo.

 

   Quase terminando esta lista infame vocês sabiam que quarenta por cento dos telespectadores do Jornal Nacional dão Boa Noite ao William Bonner? Eu não me espanto, pois ouvi falar de certa senhora que nos anos de antanho se enfeitava toda para ver o Cid Moreira. E passava perfume.

 

       Realmente eu não sei quem fez esta lista, mas estou tendo sérias dúvidas se não foi o Senhor Donald Fauntleroy Duck, mais conhecido pelo público como Donald Duck, ou abrasileirando o seu nome: Pato Donald.

 

 E assim acaba mais uma lista que me foi fornecida pelo Clésio, e que eu passo aos meus leitores que espero sejam bem mais do que meia dúzia.