Sonhos

Uma das mais exuberantes capacidades do homem é sonhar. Dormindo ou acordado.

Como a primeira forma é motivo de atenção dos analistas, que segundo presumo pouco ou nada concluem com os seus pacientes, salvo nos grandes sonhos, aqueles compartilhados por todos os homens. Prefiro ficar na segunda, o sonho de olhos abertos, comum, insistente, que persegue a todos nós.

Sonhos com a mulher amada, que talvez nunca poderá ser sua.

Sonhos são sonhos! Eles estão presentes na vida de todos, e manifestam-se com ou sem a permissão de quem os possui.

Tomam as mais diversas feições, e nos pegam com qualquer idade. Segundo o que dizem nada são mais que desejos humanos, estes sonhos que temos acordados. São realidades da nossa alma, não podem ser evitados.

O sonho da fortuna material... Quem escapa deles? A constatação é simples, basta ver as longas filas dos jogos que a Caixa Econômica é a responsável.

Não vou longe. Mas pergunto: o que você faria se fosse premiado com cinco milhões de reais? Geralmente os contemplados ganham muito mais do que isto. Mesmo para quem está habituado com dinheiro grande, a quantia assusta. Por hipótese, imaginando uma renda líquida de 0,2%, a renda mensal seria de dez mil reais ao mês. Limpos, sem sofrer os efeitos da inflação. Acha pouco? Para não fazer nada, absolutamente nada? São cinco mil dólares, soldo comum de um general norte-americano.

Se seu espírito é de viajante, todo o país fica ao seu alcance, em excelentes hotéis, com as mordomias de praxe. Com facilidade também, países estrangeiros estão ao seu dispor! Mulheres, viagens, preocupações poucas! Quem não as deseja?

Mas a realidade da Vida não é bem assim. Ninguém é livre. Todos temos a hora de comer, o estômago reclama! A hora de dormir, o corpo e a mente se cansam! As doenças existem, e não distinguem pobres ou ricos.

Aquela bela mulher, que tanto você sonha! Será que ela sonha com você? A velha história: o contrário é verdadeiro?

Quem possui autoridade para dizer ou contradizer estes fatos? Ouvi de alma chorosa a reclamação de pessoa querida que se nega a admitir a morte dos amigos, que não tem nem pretende ter compreensão para isto. Típica revolta emocional, de jovem ainda sem o compreendimento para a realidade...

A vida, como idealizamos, nunca foi nem nunca será desta forma. Nosso teatrólogo maior, Nelson Rodrigues, já sentenciou que “A vida como ela é”. E não se discute o óbvio...

Sonhos são sonhos, Vida é vida!

Jorge Cortás Sader Filho
Enviado por Jorge Cortás Sader Filho em 18/10/2008
Código do texto: T1235094
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.