NOVA CONSCIÊNCIA

Os filósofos, escritores, poetas, quase sempre estão buscando a verdade. Durante as suas vidas, estão receptivos, sensíveis a expor a dura e fria realidade. Muitos opinam com tamanha indignação, que parecem arder em fortes labaredas. Há algum tempo venho acompanhando o Sr. Eliseo Aparecido escrever sobre a queimada da cana na região de Piracicaba, parecia que ele era apenas, mais uma voz solitária no meio de milhões de outras apáticas e emudecidas. Mas, de repente, a situação se reverte, vemos a maioria da população expondo sem medo, o que pensa sobre; “os tais malfadados carvõezinhos pretos”.

Muitos poetas, escritores se tornaram “ecofilósofos”, mostrando que os brasileiros estão na rota de colisão com o que o planeta é capaz de suportar! Esses pensadores questionam a noção de evolução, quando, a mesma mostra o homem no ponto mais alto da tabela evolutiva na natureza. Portanto, isto o leva egoisticamente a pensar; ser o senhor da natureza. E este pensamento pode colocar em risco toda a vida do planeta.

Guilherme Arantes há 25 anos escreve sobre toda essa problematização e vejam senhores leitores do Recanto das Letras, como a letra de uma das suas músicas no parágrafo abaixo (adaptação em prosa) é oportuna para o pensamento do piracicabano , quanto à queimada da cana no nosso estado e região:

“Você deve esquecer da retórica vazia e assumir o seu lugar e defender a natureza e o pouco que ainda resta, dizer para essa gente que a festa acabou. O homem predador não pensa no que faz, desmata quem estraga a vida e quer viver, com tanta estupidez e crime no poder, a última esperança não pode morrer. Que a juventude assuma logo o seu lugar e saiba que o perigo agora é para valer e sinta que a indiferença vai doer em sua carne, matar os seus filhos, tudo o que sonhou. Como aceitar e fingir que não vê? Como calar esse grito que explode em você...? O velho jogo sujo não engana mais, uma nova consciência vai se revelar e diferente na maneira de pensar. A gente reconhece só pelo olhar”.

Consciência já! Abaixo a queimada da cana nos nossos canaviais!