O “sucesso” e os livros de auto-ajuda
Os livros de auto-ajuda apresentados por diversos autores buscam em algumas vezes determinar o sucesso profissional e pessoal dos indivíduos inclusos em um sistema social.
Algumas lições apresentadas, por poucos autores são realmente validas, mas o que se aplica em geral são termos apresentados que encaram o ser humano como sendo homogêneo, que busca o mesmo sucesso independente das características próprias. Na sociedade sistemática as pessoas procuram o mesmo tipo de sucesso, que geralmente são apresentados nos livros.
O perfil dos livros determina um cidadão sempre sorridente, extremante educado, mesmo que contra a vontade, e buscando sempre objetivos que levam ao sucesso, independente dos meios e métodos utilizados. Não está em questão o desenvolvimento da área em que se trabalha para criar condições melhores para a sociedade, mas sim o objetivo que é vender mais ou ser mais popular entre todos.
Essa busca pelo sucesso faz com que os talentos e criatividades de cada ser sejam aniquilados por outros objetivos sistemáticos e impede que novas teorias sejam incorporadas a sociedade.