Campeões Imorais

Estamos ficando imorais também no futebol, que não é um jogo de azar, mas se perde e se ganha. As vaias ressoadas nos jogos da seleção canarinho, tem dois lados. Um bom e um ruim. O ruim é que atrapalha o espetáculo, e deviam vaiar outros setores nacionais que não estão bem, o bom que pelo menos alguma coisa importa neste país corroído. Não podemos admitir que cidadãos orgulhosamente brasileiros, talentos absolutos, nascidos com pé de ouro que angariam títulos e fortunas mundo afora, e se prestam a shows patéticos como o visto no Maracanã.

Apenas as lembranças de fotos preto e branco, de anos e anos atrás, de amigos orgulhosos de seus clubes, nada mais comentado, por semanas, ou meses, dos clássicos de seus times, no caso aqui de Porto Alegre, um gre-nal. Hoje nem usar uma camiseta do adversário pode. Dizem que em São Paulo, tem o bairro Corintiano e o bairro palmeirense, e um não tolera nem a cor do adversário no seu recinto. Custa-me acreditar numa situação destas, seria o homem um animal irracional e imbecil?

Gosto de futebol bem jogado, e me admira a Argentina, com seus dois títulos mundiais, sem jogadores do nível dos encontrados sob a amarelinha. A dedicação de um jogador platino em campo é fora de serie, podem até perder o jogo, mas com raça, sem amarrar meia ou chuteira. A seleção brasileira é um fiasco fenomenal, dentro e fora das quatro linhas, com jogadores recusando-se a jogar pelo escrete canarinho, enquanto os hermanos morrem dentro do campo se necessário for.

Nada mais normal em um país que vive só de Rio e São Paulo. Maldita hora que Napoleão tentou invadir Portugal, os lusos vieram para cá e não deixaram o país ficar em varias partes distintas. Já que parece existir apenas dois estados, separam as regiões, cinco países viriam bem a calhar. Somos achincalhados de norte a sul do país pelo governo nacional tão distante do povo, sem que os milhares de Brasileiros que vão ao estádio pedir a cabeça do técnico.

Em 2005, uma patota generalizada no desporto bretão, afanou o titulo do Internacional de Porto Alegre, inclusive sem assinalar um pênalti que até os mortos viram claramente a falta. Prova de aquele time colorado era o melhor do país, que no ano seguinte conquistou a América e o Mundo, diante do poderoso Barcelona, enquanto o time paulista caia vergonhosamente diante de um River Plate.

Em 2008, parece que a coisa está se repetindo. Já não bastasse em outro campeonato, 2006, se não me engano, o Grêmio vinha ameaçando o titulo do São Paulo, teve seu técnico suspenso por meses, e quando não havia mais chance do tricolor chegar ao titulo, revogaram a suspensão. Esse ano tentaram pegar o técnico Celso Roth numa operação da policia federal, batizada de OURO VERDE. Agora o esforçado time do Grêmio, que no papel não é o melhor time do Brasil e está na frente, “os caras” fazem um arrasto no time, por situações iguais, ou menores ainda, são suspensos com penas maiores. Um jogador do palmeiras deu um soco no rosto de um cruzeirense, outro é o mais indisciplinado, e tendo sido expulso varias vezes e cadê punição?.

Depois ainda falam que reclamar é choro de perdedor. Erro arbitral dentro das quatro linhas vá lá, mas fora? Tudo por um titulo, que nojo, se meu time forjasse um campeonato eu recusaria o titulo, ou torceria para outro.

Durante a década de noventa, houve diversas “viradas de mesa”, quando times grandes rebaixados, permaneciam na elite, precisou o Fluminense cair duas vezes para “moralizam” um pouco. Inclusive, para meu desgosto, com o próprio Grêmio em 1993, subiu virando a mesa, mas dez anos depois voltou à segunda divisão para, com raça, voltar epicamente ao topo, e mostrar que mesmo com verbas inferiores, times do sul já conquistaram vários campeonatos, inclusive dois mundiais e três da América. Isso que nem citei os times do nordeste, com torcedores apaixonados que lotam estádio mesmo na terceira divisão e não destroem o time por uma simples derrota.

Cadê o futebol dos milionários jogadores Brasileiros? Cadê a esportividade dos torcedores apaixonados? Cadê a revolta contra os políticos corruptos?

É amigo, é copa do mundo! Não tem mais bobos no futebol! Que pena!

Escalem seus advogados o clássico Palmeiras x Grêmio vai ser disputado no STJD, com paletó e gravata.

J B Ziegler
Enviado por J B Ziegler em 16/10/2008
Código do texto: T1232552
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.