Professor, Pai de Todos

Hoje é o Dia do Professor,15 de Outubro. Um dia muito importante, cheio de conquistas para todos nós. Pelo menos deveria ser.

O dia começou a ser comemorado em 1947 , com um pequeno grupo de professores amigos e brasileiros , que resolveram dedicar um dia no ano para confraternizar-se, já que apenas tinham dez dias de descanso anual.Fizera tanto sucesso todos os anos até 1966 , quando então o governo federal decidiu instituir feriado nacional . Tamanha importância já tinha.

O professor , pai de todos. Sim. Quem é a melhor pessoa para passar um cascudo , um sermão , um ensinamento? Mostrar o melhor caminho a seguir? O professor não é só aquele do quadro-e-giz ; é aquele pai , aquela mãe , vó ou vô , o treinador do time do seu filho ,por exemplo.

A palavra "professor" veio do latim , que significa educatore, jardineiro. O jardineiro de emoções , de sabedoria , que vê nas suas sementes - os alunos - a futura colheita de seus frutos. Isso é o que deveríamos ver sempre . Porém , a nossa realidade atual tapa essa beleza , maledizendo e deixando à mercê da violência , da má remuneração , do desinteresse e do fracasso , tanto os mestres como seus pupilos .Toda uma comunidade escolar com baixa auto-estima ; que não acredita no futuro melhor , na sua capacidade.

Mesmo com tantos acessórios que a vida moderna nos mostra (internet , lousa eletrônica,etc) , o professor sempre vai ser professor. É algo que vem do coração. E isso não dá para mudar. Apenas melhorar. Que continue essa conquista por muitos e muitos anos . Afinal, o professor é o pai de todos, até da tecnologia . Você não acha?

Barbra Cerutti
Enviado por Barbra Cerutti em 15/10/2008
Código do texto: T1230523
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.