Dia do Professor, e também do profissional “Professor”
Hoje é dia de festa a esta determinada, ousada, brava, destemida... Melhor não continuar enumerando, pois preciso escrever, e o cara do jornal já adentrou três vezes em minha sala, e perguntando com suas mãos trançando uma sobre as outras, “como é que é?”, rs. Bom! Voltemos ao parabenizar, ou melhor, voltemos lá nos primórdios da palmatória, saudosa com certeza, das salas de redutos de jovens amantes do dizer não, e pior de fazer não querer! Se me faço entender, aquele “Zé povinho”, que vai lá só comer a merenda e cantar as meninas, ou até mesmo o inverso, pois numa arrancada fenomenal, a classe masculina, vai precisar deixar algum sêmem guardado por ai, pois estamos em vias de extinção, e quando não pela espécie, pela mudança de lado da classe, eita sô! Mas, adiantemos, rs. Ao mestre com carinho e amor, confraternizo a todos esta data magma! Não podemos deixar de aqui falar e palmas a todos, em especial aqueles que mais do que professores se transformaram em turistas. É ônibus pra lá, é ônibus pra cá, uns até para completar o trajeto, viraram ciclistas, quem sabe até diante do preparo físico, não da pra disputar alguma prova Olímpica, já que nem sempre a bicicleta chega, e ai, só mesmo a pé. Até já vi uns terem de quebrar seus receios e subir num quadrúpede de rabo, sem contar os que tiveram de perder medo d'água, pois viraram passageiros de canoa. Se alguém ainda duvida deste Brasil que falo, é só dar uma andadinha por ele, que verás coisas piores, onde estes intrépidos companheiros de bolsas lutam, e digo bolsas, pois tem aqueles que transformaram esta colega, em escritório, já que saem às 6 da manhã e retornam, as 23, às vezes até mais, e neste percurso diário, freqüentam uma variedade de Instituições. Já vi alguns de tão tomados pelo sono, começar a falar sobre Direito Tributário, em plena aula de Direito Eleitoral, rs, que coisa eim! Estendendo estas congratulações, enumeremos e englobemos todos aqueles que não levam o titulo, mas que o são no dia-a-dia da vida, de alguma forma, há sempre alguém passando conhecimento, levando experiência de vida atrelada ao ensinar, ao superar das criticas, ao lutar contra os que se acham muito, mas que nunca estiveram deitados sobre uma carga de tomate em pleno Mercado, os tais CEASA, CEAGESP, e mais um monte de CE... (alguma coisa). Em cada canto, em cada ponto de táxi, junto às barcas nos cais, boléias de caminhões, haverá sempre um “professor da vida” . E para aqueles que de posse de um canudo de papel autenticado por algum Órgão responsável, possam, de poder deste passaporte serem a verdadeira transformação da sociedade, e quando cada um, que é responsável por si, chegar a este nível de entendimento, com certeza, todos os “professores”, terão seus dias lembrados e vividos, não só num simples 15 de outubro, mas 16, 17, 18... . Parabéns a todos, e a luta continua!
Junior – Um sonhador.