COMPRAR OU NÃO COMPRAR DIRETO DA CHINA?

Eu sou CHAMP Brasil, falo de Las Vegas, e o assunto hoje é: COMPRAR OU NÃO COMPRAR DIRETO DA CHINA?

O problema é seu, aliás, exclusivamente seu!

Essa história de comprar tranqueiras no varejo, direto da China, tá virando uma febre, e tem muita gente sendo “passada para trás”, sem reclamar, porque os valores, via de regra, são pequenos ou seja, quem compra e não recebe, e não alerta as outras pessoas, contribui com a alimentação financeira de inúmeras quadrilhas de estelionatários internacionais.

No Mercado Livre do Brasil há centenas de anúncios tentadores, sempre destacados com fotos impecáveis, preços incrivelmente baratos, frete internacional grátis, e prazo curto de entrega, além da garantia do Mercado Pago de que, se não receber, eles devolvem seu dinheiro...!

O que a maioria das pessoas esquecem, e que eles não falam, é que a Receita Federal taxa o produto pelo o que ele é, e não pelo preço que foi vendido. Há uma isenção, nem sempre aplicada, para produtos comprados daqui, no exterior, de até U$ 50,00, ou mais ou menos uns R$ 200,00. É esse o foco dos anúncios dessas pessoas mal-intencionadas. Priorizam anunciar produtos de até R$ 200,00, para dar a falsa impressão de que não serão taxadas na aduaneira brasileira, mas como citado, nem sempre as coisas saem como anunciadas.

A Receita Federal abre a maioria dos pacotes e verifica seu conteúdo. Nessa verificação, uma turma de auditores experientes classificam e pesquisam cada produto, e na presunção de custar mais de U$ 50,00, faz a taxação de acordo com a normativa vigente, que varia dia pós dia, mas na regra básica, 50% do valor real do produto no mercado nacional, ou seja; um aparelho comprado por R$ 200,00, que após sofrer a verificação, descobre-se custar +- R$ 400,00, será taxado em R$ 200,00, e no final, ele custará de fato R$ 600,00.

Os outros problemas: a foto que você vê, nem sempre condiz com a qualidade do produto que vai receber. Frete internacional grátis? Quem é tão bonzinho para mandar algo da China ao Brasil sem cobrar nada por isso? Frete via navio é caro e demorado, e via avião é rápido, mas absurdamente caro, então, não há mágica nos mercados internacionais! Já a garantia de receber seu dinheiro de volta, essa é o único alento que o consumidor brasileiro tem, mas fica aqui outra advertência: você só recebe o dinheiro de volta se fizer negócio com empresa brasileira que tenha saúde financeira para lhe garantir tal operação, senão, ficará na promessa eterna, exaurindo prazos e te fazendo cada mais nervoso e com cara de palhaço!

Vai aparecer alguém que dirá: mas o CDC, blá, blá, blá...! Esqueça o Código de Defesa do Consumidor para operações internacionais. Eu nunca vi uma Carta Rogativa, que é a ação pertinente, para casos de relação de consumo, então isso é balela!

Tem outra coisa que ninguém se “toca”! Quando você assume o risco e compra, normalmente o faz via cartão de crédito. A plataforma de venda com certeza não é no Brasil, então, você não sabe onde seus dados serão processados. Qual a garantia que os dados de sua compra ficarão sob sigilo numa plataforma de mercado sério? Amanhã quando o seu cartão for clonado, você vai ficar lamentado pelo leite derramado...

Outra coisa bem curiosa nesse tipo de anúncio são os gravíssimos erros de escrita. Os vendedores chineses, ou sabe Deus de onde, não se preocupam em contratar um revisor para seus textos grosseiros. Num anúncio de um aparelho que mede a umidade e oleosidade da pela humana, o vendedor diz que ele mede a “umidade e o óleo da pele, além do fluorescente”. Que diabos é FLUORESCENTE? No mesmo anúncio, nas instruções de uso, eles orientam: “Imprensa o botão de energia, ele irá mostra a luz verde, fazendo com que a sonda de toque na parte medido, e a tela começará para rolo, os resultados das medições ser mostrou quando você ouve o som”. Difícil de acreditar que esse anúncio pertence a uma empresa séria...

Valor desse produto: R$ 99,00, se ele estiver no Brasil, cerca de R$ 400,00, mas um modelo profissional, com garantia de leitura, não sai por menos de R$ 4.000,00.

Há inúmeros sites na internet com propagandas tentadoras e sempre haverá alguém que dirá que já recebeu. Para cada pessoa que afirmar que já recebeu uma dessas tentações em casa, sem ter havido o menor problema, eu afirmo que outras mil não tiveram a mesma sorte.

Certa vez eu esqueci meu telefone usado em El Paso, no Texas e uma amiga me mandou. Telefone meia vida, visivelmente usado, com meus dados armazenados, enfim, o Leão, ou melhor a Recita Federal, desconfiou da encomenda e a taxou em R$ 500,00, mais do que de fato valia aqui no Brasil, e eu perdi o danado do aparelho!

Para não ser enganado ou viver um dissabor com a Receita, antes de sair comprando tudo da China, pesquise, e de preferência, duvide e não compre!

Até o próximo Podcast e tenha você um dia no mínimo, belo!

Meu Instagram: @champbrasil